Últimas Notícias

img4

Roncador: Com apoio do IDR-Paraná município inicia a execução do PAA

Neste mês de abril, se iniciou a execução do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA na modalidade Compra com Doação Simultânea. O programa é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, SEAB, IDR-Paraná e Prefeituras Municipais.

O Programa tem como finalidade promover o acesso à alimentação e gerar renda para a agricultura familiar através da compra de gêneros alimentícios diversos. Além disso, os produtos são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede sócio-assistencial ou equipamentos públicos de segurança alimentar e da rede pública e filantrópica de ensino, atendendo as demandas locais de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A proposta do PAA para o município é no valor de 90.000,00 que está sendo utilizado para a compra de produtos da agricultura familiar. Os produtos estão sendo adquiridos de produtores cadastrados no programa e que atendem aos critérios como por exemplo, possuir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e possuir produção própria de produtos cadastrados no programa.

Pela proposta do município, os agricultores familiares cadastrados podem entregar até 26 tipos de produtos entre verduras, legumes, frutas e panifícios, respeitando o limite total de venda de cada produtor que é de 15 mil por ano nessa modalidade. As entregas são recebidas semanalmente pela prefeitura que acompanha, faz conferência da qualidade, quantidade e posteriormente distribui às entidades recebedoras cadastradas no programa, de acordo com as demandas.

O IDR-Paraná articula junto ao município a execução do programa dialogando e orientando sobre a melhor estratégia e logística para a realização das operações, considerando as potencialidades e desafios dos produtores, bem como as demandas das entidades beneficentes. Além disso, o técnico do IDR-Paraná é responsável pelo lançamento no sistema das aquisições, doações e notas do produtor e acompanhamento dos pagamentos.

A adesão do município ao PAA é considerada um grande avanço para a agricultura familiar, pois movimenta a economia local, gerando renda e melhorando as condições de vida das famílias de agricultores familiares. Além disso, contribui para combater a situação de insegurança alimentar e nutricional.

Fonte - Unidade de extensão rural do Instituto de desenvolvimento rural do Paraná-Iapar/Emater-IDR-Parana







Postar um comentário

0 Comentários