O Programa Fomento Rural, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) busca a promoção da inclusão produtiva e combate à pobreza rural, possui ações no acompanhamento social e produtivo e a transferência de recursos não reembolsáveis diretamente para as famílias beneficiárias investirem em um projeto de estruturação produtiva, que deve ser elaborado em conjunto com o agente técnico que a atende, em consonância com as potencialidades encontradas sendo que as famílias recebem R$ 4.600,00 para investimento em seu projeto produtivo.
O Programa tem por objetivo promover a inclusão social e produtiva significa dar atenção especial ao desenvolvimento de ações que combatem a pobreza através da inserção de famílias em políticas sociais, valorizando a autonomia, a autoestima e a cidadania por meio da geração de trabalho e renda e o acesso a serviços básicos. Um outro objetivo é aumentar a capacidade de produção e geração de trabalho e renda com sustentabilidade, além de promover a segurança alimentar e nutricional e a inclusão social de famílias rurais em situação de pobreza.
O acompanhamento social e produtivo acontece por meio de órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural como é o exemplo do Instituto de Desenvolvimento Rual do Paraná – IDR-Paraná que trabalha o programa em todo o estado em municípios com maior número de famílias em situação vulnerabilidade social. O IDR-Paraná executa em torno de 1.000 projetos anualmente, sendo que no último ano foram executados 40 Projetos na Região da COMCAM, destes, 5 Projetos no Município de Quinta do Sol sendo o trabalho desenvolvido pelo Técnico Florival Rodrigues Calixto.
O trabalho do técnico é fundamental em todas as etapas da execução do projeto produtivo, estando imerso em um processo maior que é a inserção das famílias beneficiárias em políticas sociais e de desenvolvimento rural. As famílias beneficiárias devem escolher, em conjunto com os técnicos, os projetos produtivos a serem desenvolvidos. As famílias beneficiárias são protagonistas na construção dos projetos produtivos. Elas escolhem no que querem trabalhar e contam com o apoio do técnico durante todo o desenvolvimento do projeto. Com isso, as famílias obtêm recurso financeiro para se concentrarem em iniciativas que as motivem e que se enquadrem no contexto da comunidade local.
Um exemplo prático em Quinta do Sol é a família da Santina Meira que em conjunto com o Técnico do IDR-Paraná fez a opção de desenvolver a atividade de apicultura que era um sonho da família e que agora se torna realidade. Com o recurso estão sendo adquiridos as Caixas e itens de produção e segurança tais como macacão apícola, fumegador, cera alveolada.
Unidade de extensão rural do instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater - IDR - Paraná - Quinta do Sol.
0 Comentários