Na tarde desta segunda-feira, dia 19 de maio, no barracão da Associação dos Feirantes, foram entregues os equipamentos adquiridos via Programa Coopera Paraná. Programa esse desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), o qual foi executado pelo IDR-Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal.
A referida associação que recebe assistência técnica do IDR-Paraná e já recebeu outros equipamentos, agora terá a sua disposição 10 seladoras de bandeja, 10 seladoras a vácuo com câmara, 4 cortadores/fatiadores de legumes, 4 expositores/refrigeradores para balcão de 85 litros e 7 seladoras de pedal, onde esses itens totalizam 100 mil reais.
Além de aumentar a gama de produtos da feira, pois agora os vegetais que atualmente são comercializados nas barracas poderão ser minimamente processados para serem comercializados em bandejas, ou embalados a vácuo aumentando seu tempo de conservação.
Outro grande benefício desses equipamentos é a conquista de outros mercados além da feira e adequação a participação de alguns editais para o Mercado Institucional, pois alguns exigem que os alimentos sejam embalados a vácuo, o que por hora impedia a participação da mesma.
Segundo a feirante Deise Torralvo: “esses equipamentos me ajudarão a melhorar a qualidade dos biscoitos, bolos e pães caseiros, pois agora eles estarão em embalagens mais tecnológicas, consequentemente estarão mais frescos e crocantes, então terei mais agilidade para embalar e praticamente não teremos possibilidade nenhuma de contaminação”, frisou a senhora Torralvo.
Para o Extensionista Marcelo Agenciano, a conquista desses equipamentos demonstra a importância do agricultor familiar se unir em associações, pois suas demandas terão visibilidade e também a capacidade de ter volume para alcançar novos mercados será maior, enquanto que o agricultor que lutar de forma solitária terá mais dificuldade em atingir seus objetivos, concluiu Agenciano.
Essa política pública do Governo do Estado, que tem como objetivo fortalecer as associações, com sua modernização, só se consolidou graças a parceria institucional que busca diversificação de atividades e renda no meio rural, agora a associação, terá condições de produzir e comercializar alimentos melhores para consumidores diretos clientes da feira do produtor local, ou via PAA-programa de aquisição de alimentos, já que a mesma participa do Compra Direta do Estado.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz.
0 Comentários