Na última sexta-feira, dia 25 de abril, foi realizado o Curso sobre Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e), para a segunda turma de agricultores de Farol, totalizando até o momento 30 produtores rurais capacitados. Foram duas turmas com 15 produtores cada. Esta ação resulta da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar/Emater- IDR-Paraná, unidade de Farol, Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Farol (Setor de Notas Fiscais do Produtor) e Senar Paraná.
A Nota Fiscal de Produtor Eletrônica é a versão digital da Nota Fiscal de Produtor. Ela é um documento eletrônico que substitui a versão em papel, permitindo a emissão e armazenamento de forma digital. A NFP-e tem a mesma validade jurídica da nota fiscal de papel e serve para documentar a circulação de mercadorias e comprovar a origem dos produtos comercializados por produtores rurais.
Portanto, o objetivo do curso foi de atualizar e capacitar os produtores rurais do município na emissão e armazenamento da NFP-e, uma vez que todos os produtores serão obrigados a migrar para esta modalidade e abandonar a Nota Fiscal impressa. A obrigatoriedade se inicia a partir de 1º de julho de 2025 para quem teve renda bruta anual acima de 360.000,00 mil reais na somatória dos últimos doze meses. Já para quem teve renda inferior, o prazo se dará a partir de 1º de janeiro de 2026.
O município de Farol tem na agricultura e pecuária sua principal fonte de renda, com aproximadamente 840 Cadastros de Produtor ativos (CAD/PRO). Predominam as explorações agrícolas de Soja, Milho, Trigo e Aveia, mas também outros produtos como Bovinos de Leite e Corte, Integração de Frangos de Corte, entre outros produtos. Toda venda da produção deve corresponder uma emissão da NFP-e, ou seja, sem este documento não há como comercializar a produção.
Tendo em vista esta exigência federal para implantar o sistema de NFP-e para todos os produtores rurais, os parceiros municipais têm a expectativa de realizar mais turmas do curso com apoio do SENAR Paraná, para que seja capacitado o maior número possível de produtores do município de Farol-PR. Esta ação proporcionará praticidade, rapidez e economia de recursos, além da maior segurança na emissão e na guarda dos documentos.
Fonte - Unidade de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar/Emater- IDR-Paraná de Farol-PR
0 Comentários