O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) consiste no repasse de recursos financeiros federais para o atendimento de estudantes matriculados em todas as etapas e modalidades da educação básica nas redes municipal, distrital, estadual e federal e nas entidades qualificadas como filantrópicas ou por elas mantidas.
Visando o atendimento da demanda da rede escolar de Terra Boa, foi realizada nesta sexta feira 14 de março uma reunião com o Instituto de desenvolvimento rural do Paraná- Iapar/Emater- IDR-Paraná, secretaria municipal de educação e produtores do grupo de Olericultura para fazer a programação da produção de olericolas e frutas para ser fornecidos pata merenda escolar municipal.
A produção programada é a forma de plantio com o objetivo de obter produção sequenciais durante todo o período em que a merenda escolar necessita.
Para o produtor é interessante também a produção programada para otimizar suas áreas de produção, à medida que a cultura vai sendo colhida, imediatamente os canteiros vão sendo preparados para receber novas mudas e começar um novo cultivo.
Para que a produção programada seja feita com qualidade, é importante observar as características de cada cultura, utilizando estratégias que minimizem riscos ou aumento de custos e melhorem a produtividade e qualidade da lavoura.
O Programa pretende assegurar a oferta de refeições nas escolas que cubram as necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo. Assim, por meio do PNAE, garante-se o atendimento ao educando em todas as etapas da educação básica e garante diversificação de atividades e renda na agricultura familiar.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Terra Boa.
0 Comentários