No dia 27 de fevereiro, aconteceu nas dependências do Centro de Eventos Fátima Ozanan uma reunião com 30 agricultores familiares que participam do projeto de chamada pública que a Prefeitura Municipal de Moreira Sales realizou no início de 2025. O objetivo é adquirir no mínimo 30% da merenda escolar dos agricultores familiares, conforme preconiza a lei 11.947 de 16 de junho de 2009 do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. O projeto será elaborado pela Associação dos Produtores Rurais de Moreira Sales, “APROSALES”, com o apoio do Instituto de desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater- IDR-Paraná.
A Associação dos Produtores Rurais de Moreira Sales - APROSALES participa da chamada pública do PNAE municipal como forma de organizar melhor a produção e beneficiar seus associados que podem acessar esse canal de comercialização. Durante o ano de 2024, além do PNAE municipal, a Associação também forneceu produtos para as escolas estaduais do município, através do PNAE estadual e para o CRAS e Cozinha Comunitária através do Compra Direta Paraná. Durante o ano de 2024, os associados da APROSALES comercializaram mais de R$700.000,00 apenas com estes programas institucionais.
O município de Moreira Sales tem sido referência na região pelo sucesso da implantação do Programa de Alimentação Escolar, beneficiando tanto os pequenos produtores rurais quanto os estudantes da rede municipal de educação. Antes mesmo da obrigação legal de adquirir produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, o município já dava essa prioridade aos agricultores para que pudessem contar com mais uma alternativa de comercialização. O município também sempre participou do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, desde a sua implantação, visando apoiar e estimular iniciativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, de modo a garantir acesso à alimentação de qualidade e em quantidade e regularidade, promovendo a inclusão social de parte da população sob risco social através da compra de produtos provenientes da agricultura familiar.
O extensionista do IDR-Paraná, Márcio Perin, que auxilia a APROSALES na elaboração e execução do projeto do PNAE, abordou aos produtores presentes a necessidade de se fazer uma programação da produção visando atender a demanda da merenda escolar durante todo o período letivo e os cuidados que os agricultores necessitam tomar para oferecer um produto saudável e de qualidade para as crianças.
A nutricionista e responsável pela merenda escolar municipal, Valquíria Simões, enfatizou a importância e a necessidade da rotulagem dos alimentos para que os mesmos atendam a legislação sobre a identificação correta dos produtos. Também orientou sobre as boas práticas na manipulação e processamento dos produtos.
A chamada pública realizada pela Prefeitura Municipal de Moreira Sales para a aquisição de merenda escolar dos agricultores familiares é um exemplo de sucesso na integração entre produção local e alimentação escolar. O projeto não só beneficia os pequenos produtores rurais, proporcionando-lhes um canal de comercialização estável, como também garante aos estudantes uma alimentação saudável e de qualidade, pois os produtos são servidos assim que chegam às escolas e não perdem suas qualidades. A iniciativa reforça o compromisso do município com a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Moreira Sales.
0 Comentários