Últimas Notícias

img4

Mais de 350 mil eleitores do Paraná podem ter o Título cancelado

 

Quem não compareceu às urnas nos últimos três turnos, não justificou e não pagou multas têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação e evitar que o seu Título de Eleitor seja cancelado. No Paraná, há 356.605 eleitores faltosos, de acordo com o portal de estatísticas do Tribunal superior Eleitoral (TSE).

 

O cancelamento do Título Eleitoral não se aplica as eleitoras e dos eleitores para quem o voto é facultativo, como é o caso das pessoas com mais de 70 anos e as não alfabetizadas.

 

O exercício do voto é um direito e um dever dos cidadãos. Por isso, o Código Eleitoral estabelece que será cancelada a inscrição do eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não pagar a multa ou não se justificar nos prazos legais.

Mas atenção! Cada turno é considerado uma eleição.

 

Assim, as eleitoras e eleitores que deixaram de votar, justificar ou de pagar multas relativas aos três últimos turnos precisam regularizar a situação eleitoral. Ou seja, para os eleitores de municípios em que a eleição municipal ocorreu em apenas um turno, serão considerados 1 turno da eleição de 2024 e 2 turnos da eleição de 2022. Para os eleitores de municípios que tiveram segundo turno nas eleições municipais, serão considerados 2 turnos da eleição de 2024 e o 2° turno da eleição de 2022. Em caso de dúvidas, entre em contato via Disque-Eleitor pelo número 0800 640 8400 ou WhatsApp (41) 3330-8400 ou procure um Cartório Eleitoral.

 

Os endereços e e-mails dos Cartórios Eleitorais do Paraná estão disponiveis no site do TRE-PR do clicar em "Serviços Eleitorais" (menu superior) e em "Zonas Eleitorais".


Texto e foto: Reprodução/TRE-PR, com edição

NH Notícias

Postar um comentário

0 Comentários