Em parceria entre IDR-Paraná- Instituto de desenvolvimento rural do Paraná-Iapar/Emater, IAT e secretária municipal de agricultura e meio ambiente, várias ações que compõe a agenda ambiental do município, entre elas Dia da água, semana mundial do meio ambiente, dia da árvore e dia do rio, vem sendo realizadas.
Neste dia 28 de fevereiro a convite do Coordenador Antônio Teixeira da Silva (viveiro IAT), foi realizado uma visita com alunos da rede municipal de ensino de Engenheiro Beltrão ao Viveiro Florestal Luiz Sergio de Paula Knopki, Unidade de Conservação, reserva florestal de Figueira, no município de Engenheiro Beltrão, um dos 19 viveiros do IAT (Instituto Água e Terra) no estado.
Nesta visita os alunos, funcionários e secretários do município tiveram o privilégio de conhecer o Projeto Arboreto, que foi instalado na unidade de conservação próximo ao viveiro, o arboreto é um espaço voltado para a proteção da diversidade arbórea, e possibilita que seus visitantes aprendam sobre os diferentes usos da floresta e como ela interage com o meio ambiente. Assim, os arboretos consistem em verdadeiros locais de aprendizagem ambiental, onde pode ser transmitido o conhecimento técnico sobre espécies florestais. Na oportunidade foi apresentado a ação “Um dia no viveiro”, onde é foi realizado um tour pelo viveiro mostrando cada etapa do processo de produção de mudas, como o preparo do substrato e preenchimento dos tubetes, semeadura, crescimento, rustificação e expedição.
Durante a visita foram realizadas palestras, com os temas “descarte correto de resíduos” e a “importância das matas ciliares e proteção de nascentes”. São ações como essas contribuem para, posicionar o Estado do Paraná como maior preservador da mata Atlântica do país.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Engenheiro Beltrão.
0 Comentários