Últimas Notícias

img4

Companhia de Santo Reis "A Caminho de Belém" mantém viva a tradição em Roncador

 


A Companhia de Santo Reis "A Caminho de Belém", liderada por Mário Repula, está percorrendo o município de Roncador com sua tradicional manifestação de fé e cultura popular. Essa celebração, que combina elementos culturais e religiosos, teve início em dezembro e segue até o dia 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos.

A Bandeira de Reis, introduzida na comunidade há 21 anos, atualmente pertence à localidade de Santo Antônio, que se tornou o ponto central da tradição no município.

Programação da Festa de Santos Reis

Este ano, a grande celebração está marcada para o domingo dia 5 de janeiro, na localidade de Santo Antônio. A programação começa às 9h, com a chegada da Bandeira de Reis, seguida de uma Santa Missa às 10h30, que será celebrada por dois sacerdotes, Gaspar e Nilson. A partir das 12h, será servido um almoço festivo para os participantes, mantendo o espírito de confraternização e gratidão característico da data.

Visitas às famílias

Segundo Mário Repula, Embaixador da Companhia, as visitas às famílias começaram no dia 13 de dezembro, em alusão a Santa Luzia. "Nosso objetivo é visitar o maior número possível de lares, levando a mensagem de fé e esperança dos Santos Reis", afirmou.

A tradição da Companhia de Reis é um testemunho do rico patrimônio cultural e religioso da região, reunindo gerações em torno de uma celebração que valoriza a fé e a união das comunidades.

Sobre Folia de reis

A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país.

O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

História da Folia de reis

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Por trás dos presentes levados havia uma simbologia:

·    Ouro: representava a realeza

·    Incenso: representava a divindade ou a fé

·    Mirra: representava a imortalidade

Dia de reis

O Dia de reis é celebrado em 6 de janeiro, pois foi nesse dia que os Reis Magos conheceram Jesus.

Esse dia assinala também a data na qual as árvores, os presépios, os adornos e as decorações natalinas são retirados pelas famílias que decoram suas casas para as festas de fim de ano.

É comum os grupos de Folia de reis, também chamados de Companhias de reis, visitarem as casas de sua região nesse dia, tocando músicas e dançando para celebrar o nascimento de Jesus e o encontro com os três Reis Magos.

Em troca, os moradores das casas visitadas oferecem comidas e prendas.

Características da Folia de reis

Um grupo de Folia de reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões.

Além disso, durante a Folia de Reis é possível assistir aos desfiles dos grupos dedicados ao festejo pelas ruas.

Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (como, por exemplo, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.).

Todo grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.

Muitos dos grupos de Reisado fazem apresentações teatrais recitando versos. Após o desfile, uma missa temática costuma ser celebrada.

Vale ressaltar que, em alguns locais, os grupos de Folia de reis são chamados de “Ternos de reis”.

Durante o dia, diversas barracas com comidas, bebidas, jogos e lembranças enchem as cidades que festejam essa tradição.

As comemorações são realizadas de acordo com as tradições e particularidades de cada região do país. Ou seja, comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças variam consoante o local onde ocorre o festejo.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/folia-de-reis/


Confira o Vídeo:








Postar um comentário

0 Comentários