Nesta quinta-feira (07/11), aconteceu no salão de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores Familiares, uma oficina de emissão de Nota Fiscal Eletrônica via celular do próprio agricultor Familiar, promovida pelo Senar, IDR-Paraná, Fetaep e Sttr. de Moreira Sales.
O Extensionista do IDR-Paraná de Moreira Sales, Márcio Perim e a presidente do STTR Sra. Marlene Vilas Boas Bueno, atendendo uma demanda dos agricultores familiares de Moreira Sales, articularam uma capacitação prática para a emissão da Nota Fiscal eletrônica, a nível de campo na propriedade de origem do produto, facilitando a legalização da produção.
Foram repassados informações para uso do APP NFF – Nota Fiscal Fácil, um aplicativo desenvolvido para simplificar o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas, permitindo que os agricultores familiares realizem essa operação de forma rápida e autônoma. Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar, passo a passo, como utilizar o aplicativo em seus celulares, desde o cadastro até a geração da nota fiscal.
O Extensionista destacou a importância dessa capacitação: "Facilitar o acesso a essa ferramenta é essencial para que os pequenos produtores possam formalizar suas vendas, garantindo maior segurança e transparência em suas transações” finalizou.
Além de fornecer a base para a emissão da nota fiscal, a capacitação buscou conscientizar os agricultores sobre os benefícios da formalização, como a possibilidade de acessar programas de incentivo e aumentar a confiança dos compradores ao adquirir produtos com procedência documentada.
A presidente do STTR, Sra. Marlene Vilas Boas Bueno, ressaltou: "Nosso objetivo é empoderar os agricultores, permitindo que eles se tornem mais independentes e preparados para atender às exigências do mercado."
Os agricultores que participaram da oficina expressaram satisfação com o aprendizado, destacando como a iniciativa contribui para simplificar suas rotinas e potencializar suas operações de venda. A expectativa é que, com mais eventos desse tipo, a tecnologia e a inovação continuem a alcançar as comunidades rurais, promovendo desenvolvimento e sustentabilidade.
Fonte - Assessoria Fetaep/IDR-Paraná de Farol
0 Comentários