Na tarde desta segunda, dia 25 de novembro, na Secretaria de Agricultura de Barbosa Ferraz, aconteceu uma importante palestra com Rogério Rui Maia, Extensionista Rural do IDR-Paraná com o tema: Produção de Tomate Orgânico.
A palestra foi muito importante, porque se iniciou fazendo um paralelo entre os preços do tomate orgânico e o convencional, onde o primeiro não teve oscilação ao longo do ano, sempre se mantendo estável, o que traz segurança financeira ao agricultor, além do preço ser muito convidativo ao consumidor, pois essa diferença não é tão alta para o cliente como se acreditava, no entanto é justa para o produtor rural.
Também foi feito uma abordagem resumida sobre o protocolo a ser seguido e suas respectivas ferramentas. Na questão nutricional, teve enfoque a importância da adubação de base e sua incorporação ao longo do sulco, pois assim manteremos a planta sempre bem nutrida sem perder a qualidade e conseguindo boa quantidade de frutos por planta.
Em relação ao controle fitossanitário; sobre as pragas lembrou-se da importância do monitoramento semanal e o uso de produtos que não causem resistência às mesmas, além da correta forma de aplicação do produto.
Finalizando o controle fitossanitário, ele reforçou que devemos nos antever às doenças fúngicas com produtos cúpricos quando o clima estiver nas condições de temperatura e umidade propícias às mesmas.
Segundo o agricultor Rafael Miante, a importância de se participar de eventos assim, é que mais que mostrar dá retorno financeiro, eles nos lembram dos cuidados com a própria saúde e a de quem vai consumir o alimento que produzimos, ou seja essa palestra é para quem já trabalha no convencional e quem está em conversão, também, frisou Miante.
Já segundo o Extensionista local, Marcelo Agenciano, a maior mensagem dada hoje foi a seguinte: é possível produzir tomate de forma rentável, basta seguir o protocolo existente.
Por fim, os agricultores presentes viram que é possível produzir tomate orgânico, para isso basta passar por um processo de transição, que é período de conversão para certificar; mais que isso, entenderam a importância de não usar defensivos de forma empírica como acontece hoje.
Ao final do evento, o palestrante recebeu uma cesta de produtos da Feira do Agricultor local, havendo aí aquela salutar interação com os agricultores neste momento do café oferecidos pelo Sicoob local.
Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz.
0 Comentários