Últimas Notícias

img4

Roncador - Projeto Renda Agricultor Familiar executado pelo IDR-Paraná beneficia famílias no município

 

O projeto Renda Agricultor Familiar é vinculado ao Programa Nossa Gente Paraná, ação intersetorial do Governo do Estado para o enfrentamento à pobreza. Coordenado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) em parceria com os municípios, o projeto é executado desde 2015 em 156 municípios no estado.

O projeto é uma iniciativa que visa apoiar e fortalecer a inclusão social e produtiva de famílias rurais que se encontram em vulnerabilidade social. Dentre as principais ações estão o apoio a estruturação de atividades produtivas dos beneficiários, promoção da segurança alimentar e nutricional, contribuição para o incremento da renda dos beneficiários, a partir da geração de excedentes nas atividades produtivas apoiadas e promoção da melhoria do saneamento básico.

Para o desenvolvimento do projeto, além do incentivo financeiro realizado pela SEDEF e SEAB às famílias beneficiárias, há o apoio técnico do IDR-Paraná que tem como papel selecionar as famílias em conjunto com os Comitês locais, realizar visitas para identificar suas necessidades e demandas, elaboração e o acompanhamento do projeto produtivo referente as atividades a serem desenvolvidas pelas famílias.

No município de Roncador, o projeto é desenvolvido pelo IDR-Paraná em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município e Comitê Local. Até o momento 90 famílias foram beneficiadas em diversas comunidades rurais do município. Destaca-se que no final do ano de 2023, 10 famílias foram inseridas no projeto no município e estão desenvolvendo as atividades ao longo do ano de 2024, sendo que alguns projetos já foram finalizados.

No município, as famílias beneficiárias realizaram investimentos em diversos tipos de atividades. Na área de saneamento básico destaca-se as atividades de construção e melhorias no banheiro, compra de caixa de água, dentre outros. Há também no município investimentos na estruturação de atividades produtivas com a implantação de horta, pastagens, construção de chiqueiro e galinheiro, aquisição de animais como porcos, galinhas e novilhas, produção de mel, plantio de milho, dentre outras atividades.

Para a extensionista local do IDR-Paraná, Marinalva Oliveira, para o êxito do projeto considera-se fundamental envolver os beneficiários na elaboração e execução do projeto. Além disso, é crucial realizar o acompanhamento através de visitas de todas as etapas de desenvolvimento do projeto. No município, observou-se que as famílias beneficiárias alcançaram melhorias na qualidade de vida, pois conforme os projetos desenvolvidos obtiveram avanços em relação ao saneamento básico, oportunidade de melhorar a atividade produtiva que já desenvolviam ou até mesmo iniciar uma nova atividade.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Roncador-PR








Postar um comentário

0 Comentários