Últimas Notícias

img4

Programa Renova Paraná atende agricultor de Boa Esperança

 

O programa Renovar-PR, do governo do Paraná, é uma iniciativa que visa promover a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial biomassa e energia fotovoltaica. O programa oferece subvenção de até 100% dos juros dos financiamentos para projetos de energia solar e biodigestores, tornando a tecnologia mais acessível para as propriedades rurais. Este incentivo tem sido fundamental para aumentar a capacidade instalada de energia renovável no Paraná, contribuindo para a sustentabilidade e independência energética do Estado.

Um exemplo dos benefícios do programa Renovar-PR é o caso do produtor Aparecido Francisco Viturino e sua família. Graças ao subsídio de 50% dos juros oferecidos pelo programa, Cido Abreu, como é conhecido, conseguiu financiar a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica em sua propriedade. O projeto foi elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) de Boa Esperança, em parceria com o Banco do Brasil e a empresa Liga de Energia Solar Fotovoltaica.

Com este projeto, Aparecido Francisco Viturino irá disponibilizar energia solar para sua residência e para as residências de seus dois filhos, além de suprir a energia consumida com as atividades produtivas. A propriedade é diversificada, com atividades que incluem criação de peixes, horta, suinocultura, avicultura caseira, bovinocultura de leite e cultivo de grãos como soja e milho. A adoção da energia solar não só reduz os custos operacionais, mas também promove a sustentabilidade ambiental e a independência energética da família.

A energia fotovoltaica representa uma solução viável e sustentável para os desafios energéticos globais. Com avanços tecnológicos contínuos e apoio governamental, como o programa RenovarPR no Paraná, a adoção de sistemas fotovoltaicos deve continuar crescendo, contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável. O caso de Cido Abreu ilustra como esses incentivos e parcerias podem transformar a vida de produtores e suas famílias, promovendo a energia renovável e a sustentabilidade em diversas atividades agrícolas.

Fonte- unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Boa Esperança.




Postar um comentário

0 Comentários