Últimas Notícias

img4

A IV FATI- Feira do agronegócio, tecnologia e inovação movimentou Campo Mourão.

 

O sucesso do evento foi possível graças aos parceiros envolvidos na sua realização, prefeitura municipal, Seab, IDR-Paraná, sistema Faep, sindicato Rural, Codecam-Camara do agronegócio, AEA-CM, SRI(sistema regional de inovação)-centro ocidental e agroi9incumbadora.

Os trabalhos de mobilização dos atores do ecossistema e parceiros buscando mostrar o potencial regional em tecnologia e inovação começaram em meados de 2023, foram reunidas as organizações do agronegócio, as universidades, ambientes de inovação, empresas, cooperativas, sindicatos, startups, Sistema Seagri e órgãos de apoio e, em conjunto, deram início à organização da IV FATI – Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação.

Em março de 2024, o Decreto Municipal n. 10.833/2024, reconheceu a feira como uma vitrine para os ativos de tecnologia e inovação agropecuária existentes na região da COMCAM e uma ferramenta de articulação dos atores do ecossistema regional de inovação agropecuária.

A IV FATI que ocorreu nos dias 06 a 08 de junho, na AEACM-Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, apresentou trabalhos, tecnologias e soluções para o desenvolvimento do agronegócio regional, o público presente foi composto por produtores e familiares, pesquisadores, professores, estudantes, empreendedores e investidores.

O espaço P&D LAB foi dedicado a exposição de pesquisas e desenvolvimento recentes no agronegócio, a Unespar, UTFPR e colégio agrícola estiveram com seus mestres e alunos nos dias 06 e 07 atendendo os visitantes.

Na quinta feira dia 06, palestras reunirão um grande número de pessoas, com tema atuais como mercado de carbono, inovações e inteligência artificial na agricultura, ecossistema de inovação do centro ocidental Paranaense entre outras, realizadas em 3 espaços preparados para esta finalidade.

Na sexta feira dia 07 o dia de trabalhos começou homenagens aos pioneiros do plantio direto de Campo Mourão, que foi o segundo município a adotar no Brasil, a homenagem foi da FEBRAPDP- federação brasileira do sistema plantio direto que participou com 06 diretores, entre eles Rafael Fuentes Llanillo, diretor de Integração Institucional do IDR-Paraná. Logo após o tema perspectivas econômicas, financeiras e políticas para o agronegócio Brasileiro e mundial reuniu um grande número de participantes na palestra principal do dia.

Após o intervalo foi realizado o Fati mulheres, com apoio do sistema Faep, houve a participação de aproximadamente 300 mulheres de toda região, coordenadas pelo grupo de mulheres da Faep. O tema da palestra foi Suplementação de luz impulsionando a lavoura aliada a outras tecnologias de manejo, realizada no anfiteatro da AEACM-Associação dos engenheiros agrônomos de Campo Mourão. Simultaneamente foram realizadas palestras no demais ambientes tais como monitoramento de pragas com uso de ferramentas da agricultura de precisão, caminhos promissores do Turismo rural, travamento de preços da commodities e proteção do produtor frente as variações do mercado e outras.

Nos dias 06 e 07, ocorreu no ginásio de esportes a feira com 27 expositores de equipamentos, tecnologias, informações e serviços de apoio ao produtor rural, as empresas e agentes financeiros trouxeram as últimas novidades ao agronegócio regional, a visitação foi intensa e a satisfação nos depoimentos de expositores e visitantes mostraram que os resultados esperados foram alcançados.

No Sábado foi realizado o Ideathon com jovens, monitorados e conduzidos pela equipe da Faep e Sindicato Rural e no anfiteatro foi realizada a palestra “Convivência harmônica entre abelhas e soja” com a participação da Dra. Clara Beatriz Campos da Embrapa/Londrina, do zootecnista Heber Luis Pereira, especialista em abelhas, de Maringá e da engenheira agrônoma e produtora de mel e soja a vários anos Lygia Mara Jung, de Floresta-PR.

Dados não oficiais estimaram mais de 2.000 pessoas circulando no evento nos 03 dias, entre organizadores, apoiadores, patrocinadores, expositores, estudantes, professores, produtores rurais e publico em geral, ficou evidentea importancia da IV FATI no desenvolvimento rural, nas inovações tecnologicas e na agregação dos atores e intituições envolvidas em prol de um objetivo comum a todos.

A V FATI- feira do agronegocio tecnologia e inovação já começa ser pensada e organizada.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Campo Mourão.








Postar um comentário

0 Comentários