A região central do Paraná tem enfrentado dias de calor acima da média e escassez de chuvas recentemente. No entanto, no sábado, dia 16, houve precipitação em algumas localidades, apesar das altas temperaturas. Na sede do município de Roncador, foram registrados 11mm de chuva, enquanto em Aterrado Alto foram 7mm. Nas localidades de Dourado e Pinhalzinho, as chuvas atingiram 20mm, no município de Mato Rico, ao passo que, na localidade de Santo Antônio, em Roncador e no município vizinho Iretama na sede, não houve registro de chuva.
Na madrugada de domingo, a partir das 02h, as chuvas recomeçaram, totalizando 40mm até as 07h da manhã, conforme relato do produtor rural Irineu Olinik, da localidade de Aterrado Alto - Roncador, superando as previsões de 30mm.
Siga-nos no instagram: Voce e Região
Os produtores rurais relatam que a falta de chuva vinha prejudicando as lavouras, especialmente o milho, onde há presença de cascalho, cabeceiras e terras mais compactadas. Algumas plantas, que já estavam pendendo, chegaram a morrer devido à falta de umidade. No entanto, em outras áreas, a chuva está sendo vista como providencial, e espera-se que a maioria das plantações se recupere.
Além do milho, as lavouras de feijão na região também estavam sofrendo com a escassez de chuvas. Quanto ao trigo, a previsão é que seja plantado no final do próximo mês de abril, o que deverá contribuir para normalizar a situação, comentou o produtor Paulo Cezar Pereira da Silva. "Daqui a cerca de 15 dias será possível fazer uma avaliação mais concreta, pois há milho que ainda nem nasceu devido à seca. Portanto, assim como aquelas lavouras que estavam mais adiantadas, após esse período será possível constatar com mais precisão os prejuízos ou não, conclui."
Inscreva-se em nosso canal : TV Você e Região
0 Comentários