Municípios das 22 Regionais de Saúde do Estado reforçam as ações de limpeza e conscientização no Dia D de combate a dengue, promovido neste sábado (2) no Paraná. A mobilização objetiva principalmente a prevenção e controle da doença, visto que 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção.
As equipes municipais, em parceria com as Regionais de Saúde, realizaram remoções de focos do mosquito Aedes aegypti em casas, terrenos baldios e espaços públicos, como praças. Os profissionais também realizaram aplicação de fumacê e entrega de material impresso com orientações de prevenção, em ruas e escolas do Estado.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a importância dessas ações. “O Dia D de combate a dengue no Paraná acontece todo dia, mas neste sábado pedimos uma mobilização especial dos municípios para incentivar os cidadãos a reforçarem as ações dentro de casa, no fundo do quintal, nas praças públicas”, disse.
Além disso, os municípios da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e 17ª Regional de Saúde de Londrina, que foram contemplados com a vacina da dengue, também realizam ações de imunização em crianças de 10 e 11 anos neste sábado (2).
O Estado recebeu no dia 22 de fevereiro, 35.025 doses da vacina Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda. Até o momento, não há previsão de envio de novas remessas pelo governo federal.
“O momento é crítico, não temos vacina para todo mundo, e por isso as ações de limpeza e conscientização são tão importantes. A dengue é uma doença evitável, se não tem mosquito, não tem doença, então precisamos nos unir neste combate”, acrescentou o secretário.
Até o último boletim epidemiológico da dengue, divulgado nesta terça-feira (27) pela Sesa, foram notificados 155.500 casos de dengue no Paraná, com 58.567 confirmações e 23 óbitos no período sazonal 2023/2024.
0 Comentários