Em tempos de reflexão sobre o clima e a produção sustentável de alimentos a consciência ecológica tem sido desenvolvida na Sala de Altas Habilidades/Superdotação com o projeto Ulysses Agroflorestal: Cuidar de Si, do Outro, do Planeta.
Coordenados pela professora Maria Roselei Bertão, os alunos Murilo Klym, Ana Júlia do Lago e Heloísa Mossato desenvolveram o tema a partir das dimensões da botânica, dos micro e macronutrientes e benefícios físicos e psicológicos do contato com a natureza.
Foram feitos encontros em um grupo de estudos formado por estudantes do 6º e 7º ano. O fechamento anual do projeto ocorreu com o grupo visitando o Sítio Remanso Sereno, comunidade Água Doce, em Mato Rico, propriedade do Sr. Maurício Roberto Molina. No local reconheceram na prática como ocorre o plantio e manejo a partir dos princípios da produção agroflorestal (estratificação, foco na fotossíntese, diversidade biológica e conservação de solo, entre outros).
“É uma visão agrícola pautada no respeito aos ensinamentos das florestas e aos processos que lá ocorrem, com produção de alimentos saudáveis para o ser humano e para o ambiente. Esse conhecimento teórico e prático marcará a vida dos nossos adolescentes”, ressaltou a professora Roselei. O projeto terá continuidade e maior amplitude no ano de 2024.
Colégio Estadual Ulysses Guimarães E.F.M.N
"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."
0 Comentários