Últimas Notícias

img4

Em sete anos, serviço aeromédico de Maringá atende quase 4,5 mil ocorrências

 

A média semanal é de cinco a sete ocorrências, de curta ou longa distância, somando de 40 a 45 horas mensais de atendimento aéreo – Foto SESA

Em sete anos de atividades, a base aeromédica da Secretaria de Estado da Saúde em Maringá atendeu aproximadamente 4,4 mil ocorrências nas regiões Norte e Noroeste do Paraná.

A aeronave opera do nascer até pôr do sol, em um raio de até 250 quilômetros, e é tripulada por um comandante, um médico e um enfermeiro. A atuação do helicóptero otimiza o tempo de resposta aos pacientes graves.

A média semanal é de cinco a sete ocorrências, de curta ou longa distância, somando de 40 a 45 horas mensais de atendimento aéreo.

“O serviço aeromédico é um dos principais pilares no atendimento rápido a vítimas de traumas. Cada minuto após um acidente é primordial para salvar a vida daquela pessoa e evitar futuras complicações. Agradecemos à equipe de Maringá por estes quatro anos de operações em prol da população paranaense”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com informações da base, anteriormente, quando não havia o serviço na região, um paciente infartado poderia aguardar de 24 a 48 horas por um atendimento. Agora, em até duas horas e meia ele está na unidade referência para ser atendido.

“O grande diferencial deste serviço é dar esperança àqueles que não tinham acesso. Muita gente deixou de morrer pela rapidez do helicóptero e a qualificação da equipe de atendimento aeromédico”, disse Mauricio Lemos, médico cirurgião torácico e operador de suporte médico.

De acordo com ele, o serviço levou a tecnologia de atendimento até o local onde é necessário. “Pacientes gravemente feridos que sofriam algum acidente em uma distância maior que 30 quilômetros de um hospital tinham seu quadro clínico agravado até serem atendidos. Hoje estes pacientes recebem o atendimento especializado já no local do acidente, de forma ágil”, ressaltou.

Números:

4.453 ocorrências desde o dia 26/11/2016

Área de atuação – 250km de raio

5 médicos

5 enfermeiros

2 pilotos

2 mecânicos

Ocorrências mais comuns:

✔️Resgates de acidentados em rodovias

✔️Infartos do miocárdio ( TEMPO É MÚSCULO Cardíaco)

✔️AVC em tempo para trombólise ( Tempo é cérebro)

✔️Remoção de pacientes graves para centros de referência

✔️Transporte de órgãos.


Fonte: TASABENDO

Postar um comentário

0 Comentários