Últimas Notícias

img4

Comemorações do Dia da Árvore em Mamborê.

 

Para os alunos do quinto ano da Escola Prof. Elizabeth Fernandes, do municipio de Mamborê, no centro oeste do estado, o dia 21 de setembro ficou marcado, mais do que para qualquer um que esteve presente no Parque do Lago municipal, no evento promovido pelo IDR-Paraná e Prefeitura Municipal, nas comemorações municipais do Dia da Árvore.

O clima agradável ainda nas primeiras horas do dia e o belíssimo cenário natural, transformaram-se numa agradável sala de aula ao ar livre, quebrando a monotonia de um dia comum na escola. Os sorrisos e os olhares curiosos das crianças eram a prova de que aquele não era um dia comum.

Assim teve início mais um evento realizado no estado do Paraná, neste que provavelmente tenha sido o 21 de setembro mais impactante para o meio ambiente rural do estado, com o lançamento do Programa Estadual de Proteção de Nascentes e a escolha do dia da árvore para um mutirão de proteção de 1000 nascentes de água, o IDR-Paraná juntamente com as prefeituras e outros parceiros, realizaram diversas atividades relacionadas ao tema, com objetivo de divulgar o programa e dar início a ações concretas de proteção dos recursos hídricos. Já durante as semanas que antecederam, foram feitas diversas reformas e reparos em nascentes que já haviam sido protegidas em outros momentos, mas que estavam precisando de alguma manutenção.

Na manhã de 21 de setembro a programação foi intense, houve uma roda de conversa sobre dois assuntos prá lá de importantes: a árvore como uma das maiores riquezas naturais que possuímos e a água e seu papel fundamental para vida no planeta.

Na sequência foi feita a apresentação detalhada do passo a passo da aplicação da técnica de proteção de nascentes com solo e cimento, a qual já vem sendo difundida pelo IDR-Paraná a algumas decadas e que continuará a ser amplamente utilizada nos proximos três anos, com objetivo de chegar a 30.000 minas protegidas até 2026.

Por fim, houve o plantio simbólico de uma palmeira Jerivá, espécie nativa de nossa Mata Atlântica, o evento teve a participação da comunidade escolar, da imprensa municipal e dos secretários de agricultura, divisão de meio ambiente, da administração e infraestrutura, sindicato rural e os técnicos da unidade municipal do IDR-Paraná.

Fonte - unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Mambore








Postar um comentário

0 Comentários