Últimas Notícias

img4

Por uma agricultura mais sustentável: Curso de Manejo Integrado de Pragas - MIP

 

A busca de uma vida mais saudável pressupõe, entre outras condições, o consumo de produtos de boa qualidade e mais segurança para quem os produz. Neste sentido, a prática de uma agricultura mais sustentável requer o cultivo de grãos com respeito ao meio ambiente e preservação dos recursos naturais, aliado a redução de custos e manutenção de boas produtividades. O manejo integrado de pragas da soja (MIP-soja) através de um conjunto técnicas econômicas e ambientalmente sustentáveis, possibilita ao agricultor realizar o controle das pragas no momento certo, propiciando proteção adequada a lavoura, sem uso desnecessário de aplicação de inseticidas. O segredo desta boa prática agrícola consiste no monitoramento contínuo da lavoura.

O MIP-soja vem ganhando espaço cada vez maior, não somente em propriedades assistidas pelo IDR-Paraná, normalmente da agricultura familiar, mas também em médias e grandes propriedades. A validação a campo e divulgação dos resultados positivos obtidos com está tecnologia faz com que o produtor sinta-se mais seguro para implantar em sua propriedade. Na safra 2022/2023, nas 165 lavouras acompanhadas no Estado do Paraná, o número de aplicações de inseticidas caiu de três para uma, durante todo o ciclo da lavoura; inclusive não houve necessidade de aplicação de inseticida em 40% destas unidades de referência – URs. E nas lavouras onde houve necessidade de controle químico, esta operação ocorreu em média 25 dias após a primeira aplicação nas lavouras dos produtores que não adotaram a tecnologia o MIP.

Numa parceria do SENAR com o IDR-Paraná e a EMBRAPA, produtores estão sendo capacitados para utilizar de forma adequada está tecnologia, através do curso MIP-soja, que transcorre durante toda a safra. O instrutor realiza 16 horas teóricas antes da semeadura da soja, onde é passado ao produtor os conceitos básicos e importância do manejo integrado de pragas, protocolo de condução do MIP, principais pragas da cultura de soja, principais inimigos naturais das pragas de soja, estádios fenológicos da cultura, amostragens de insetos, níveis de dano econômico e alternativas de manejo para controle. Após a emergência das plantas de soja, iniciam-se as aulas práticas nas propriedades, com o instrutor acompanhando os produtores no monitoramento. Assim o produtor aumenta sua segurança na tomada de decisão em relação aos momentos certos de aplicação de inseticidas, deixando de fazer a tal da “aplicação preventiva” que não traz bons resultados agronômicos, aumentam o custo de produção, além de colocar em risco a saúde do homem e do ambiente.

Nos dias 23 e 24 de agosto numa parceria entre IDR-Paraná e Sindicato Rural, iniciou-se mais um curso MIP-soja no município de Engenheiro Beltrão-Pr. Já é a 4ª edição do curso no município, onde já foram capacitados 40 produtores e estudantes de agronomia; a turma atual está composta de 16 pessoas. O interesse em fazer a capacitação está aumentando, o que explica a procura do curso pelos produtores. Isso mostra a importância da divulgação dos resultados obtidos no decorrer das safras e o fortalecimento do manejo integrado de pragas.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Engenheiro Beltrão.






Postar um comentário

0 Comentários