Últimas Notícias

img4

IRETAMA: PREVIDENCIA RURAL É TEMA DE PALESTRA

 


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR/EMATER, em parceria com prefeitura municipal de Iretama, KP Kovalski e Prates assessoria jurídica, Jesus & Gonçalves advocacia e consultoria jurídica. Realizaram nesta última quarta-feira, dia 02/08/2023, na casa da cultura, uma palestra sobre Previdência Rural.


Durante toda a palestra, as palestrantes Patrícia e Querolene procuraram trazer as principais orientações e informações para os produtores rurais, sobretudo àqueles que buscam a aposentadoria especial, ou seja, aquela em que o trabalhador não possui maneiras de comprovar a contribuição ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), mas possui todos os documentos que demonstrem que trabalhou o tempo necessário no campo. Além de tratar dos valores do benefício e da abordagem do INSS, abordou tópicos como os tipos de aposentadorias e em qual cada trabalhador do campo se enquadra, e os requisitos necessários para requerer o direito, como a idade mínima e o tempo de trabalho.


Ainda, segundo elas, é indispensável que os documentos necessários estejam bem organizados. “O importante não é o excesso de documentos, mas com toda a documentação que comprove a atividade exercida, o trabalhador, com certeza, terá mais chance de conseguir o direito”, concluiu.


Patrícia e Querolene explicaram que a aposentadoria rural por idade é a modalidade mais comum para os profissionais do campo. Isso porque ela é um pouco mais fácil, exigindo cinco anos a menos de idade mínima para a obtenção do benefício quando comparada com a aposentadoria por idade urbana, para entrar nessa categoria, o segurado precisa comprovar que cumpriu todo o tempo de contribuição exigido apenas com trabalho rural.

 


Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Iretama.

Venha fazer parte do nosso Grupo de WhatsApp! Basta clicar aqui Você e Região






Postar um comentário

0 Comentários