Últimas Notícias

img4

EVENTO SOBRE O USO DAS PLANTAS DE SERVIÇO AUXILIANDO NA REDUÇÃO DE CUSTOS NA SAFRA

 


Contando com 19 produtores interessados em reduzir custos de produção aumentando consequentemente a sua produtividade, reuniram-se no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão para ver na prática plantas para manejo de solos águas e nematóides.

O evento foi realizado pelo IDR Paraná e contou com a parceria do Centro Universitário Integrado.

Durante o evento foram abordados princípios do sistema de plantio direto. "O que observamos na prática é um plantio direto na palha e não um sistema de plantio direto" disse o engenheiro agrônomo do IDR Paraná Eliézer Tierling, complementou ainda que "precisamos retomar os princípios básicos do sistema no plantio direto para podermos ter uma maior estabilidade na produtividade em anos de seca ou excesso de chuva, além da redução de custos com a utilização de herbicidas para o controle de plantas indesejadas e redução de custos no uso de fertilizantes químicos".

O engenheiro agrônomo do IDR Paraná Darwin Caleff Ramos destacou a importância da rotação de culturas para o manejo de nematóides, importante praga do solo com elevado custo de manejo se for utilizado apenas produtos químicos, porém manejado de forma mais eficiente se utilizado os princípios do sistema de plantio direto.
Os produtores participantes se demonstraram extremamente interessados no tema com boas discussões.

Os três princípios básicos do sistema do plantio direto são: 1°- O não envolvimento do solo (restrito a linha de semeadura); 2°- a cobertura permanente do solo com plantas vivas ou palhadas; 3°- e a diversificação de plantas na rotação de cultivos.
Pesquisas tem demonstrado que dos 36 milhões de hectares plantados no Brasil somente 10 a 15% praticam o sistema de plantio direto em sua forma correta, o restante dos produtores praticam somente o plantio direto na palha deixando um ou até mesmo dois pilares do sistema do plantio direto fora de sua propriedade.

Esse evento é a parte prática de outro evento que foi realizado no Campus do centro universitário integrado contando com a participação de alunos do curso de agronomia e alunos do colégio agrícola de Campo Mourão e também com produtores rurais que totalizou somente neste dia 124 participantes.

Na ocasião estavam presentes o engenheiro agrônomo do IDR Paraná Celso Cerato que realizou uma palestra sobre o manejo das plantas de serviço e seus benefícios na descompactação do solo é infiltração de água evitando assim as erosões de solo.

Esteve presente também o engenheiro agrônomo da fundação meridional Paulo Frota que falou das cultivares de trigo e triticale do IDR e da Embrapa.

Neste dia não foi possível realizar a prática devido à chuva que ocorreu no momento do evento.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Campo Mourão.









 


Postar um comentário

0 Comentários