A Coamo realizou na noite desta terça-feira (22), no anfiteatro da cooperativa em Campo Mourão (PR), a formatura da 27ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas, promovido em parceria com o Sescoop/PR e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Familiares e toda a diretoria da Coamo e da Credicoamo prestigiaram o evento.
Neste ano, participam do programa mais de 50 cooperados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Inclusive, filhos de participantes das primeiras turmas, o que representa a continuidade das propriedades e da cooperativa. O curso é realizado desde 1998, reconhecido como o melhor de formação cooperativista e já formou milhares de cooperados em toda a área de ação da cooperativa.
De acordo com o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, o objetivo é capacitar os cooperados para que eles possam entender todo o processo que envolve uma cooperativa e ajudá-los na tomada de decisões dentro da propriedade. “O curso visa perpetuar os cooperados em sua atividade e fazer com que eles estejam preparados para a gestão na cooperativa.”
A formanda e oradora da turma, Crislaine Piotrowski Rickli, de Reserva, no Centro-Norte do Paraná, encerra o curso com o sentimento de gratidão. “Me sinto grata à Coamo por ter essa visão sobre educação cooperativista e cumprir esse princípio de incentivo a formação. Termos essa visão de como nossa cooperativa funciona é muito gratificante.”
Entusiasta da formação cooperativista, José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, destaca as finalidades principais do curso. “A primeira é a preparação para assumir as propriedades rurais. Já temos famílias na terceira geração de participantes nesse curso. A segunda envolve a administração da Coamo e Credicoamo, incluindo esses cooperados nos conselhos e comitês educativos. Temos integrantes do curso assumindo posições de responsabilidade nos conselhos de administração e fiscal.”
0 Comentários