Últimas Notícias

img4

APRENDA A REDUZIR O ESTRESSE

 

Naturalmente existem situações que geram grande desconforto, como a preocupação com as dívidas, com o trabalho, família, doença, violência, guerra, pandemia, passado, futuro e por aí vai… Muitos destes pensamentos e sentimentos que temos fazem parte de situações que não podemos controlar, prever ou mudar. Desta forma nos desconectamos daquilo que precisamos fazer e que merece nossa atenção. 

Este “movimento de distanciamento” nos desconecta dos nossos valores. Fica difícil desfrutar da vida se estamos demasiadamente presos em pensamentos. Assim deixamos de prestar a atenção às pessoas que amamos e estão do nosso lado. Deixamos de prestar atenção às atividades que estamos fazendo, e a nós mesmos. 

A vida vai perdendo valor, a rotina torna-se mais pesada. Então passamos a odiar a segunda-feira e a clamar pelo final de semana; onde a vida parece valer alguma coisa. Em outras palavras, estamos desconectados da vida. Que acontece todos os dias e a todo instante. Para se reconectar novamente com o sentido da vida é preciso atenção e foco. Quando fazemos algo sem foco fazemos mal feito e somos incapazes de apreciar a atividade e sentir prazer com ela. Portanto, se aprender a ter maior compromisso e foco com o momento presente, poderá lidar melhor com seu estresse. 

Nesta condição poderá sentir maior satisfação em suas relações familiares e fará muito melhor as tarefas que são importantes em seu trabalho e seu cotidiano. Sempre que você estiver distraído com seus pensamentos em um lugar diferente de onde você está, então estará “bloqueado” do contato com o momento presente. E para “desbloquear” precisamos focar novamente no que estamos fazendo. 

Precisamos treinar nossa capacidade de se conectar com o momento presente. Quanto mais praticamos nos tornamos mais habilidosos. Da mesma forma que alguém aprende a dirigir ou aprende a tocar um instrumento. É preciso treino. O começo é sempre embaraçoso. Mas com o tempo e treino o difícil fica mais fácil. 

Mas quando os sentimentos e memórias são dolorosas e fortes como uma tempestade, que nos arrasta para longe, precisamos nos ancorar no momento presente. Quando estamos bloqueados por pensamentos é como estar no topo de uma árvore em meio a uma tempestade. Só iremos chegar a um lugar seguro depois que estivermos no chão. 

Como fazer isso? Com envolvimento e compromisso com o mundo ao nosso redor e focando no que estamos fazendo. O primeiro passo é perceber quais sentimentos estão surgindo e que pensamentos estamos tendo… Acalme-se e conecte-se com o seu corpo. Perceba as sensações que estão surgindo. Esta atividade de ancorar-se no presente não faz a tempestade emocional desaparecer. Ela apenas o mantém seguro até que a tempestade passe. 

E-mail: leandro22.contato@gmail.com

Leandro de Oliveira Santana CRP 08/36752

Psicólogo Clínico.

 

Venha fazer parte do nosso Grupo de WhatsApp! Basta clicar aqui Você e Região


Postar um comentário

0 Comentários