Últimas Notícias

img4

Luiziana promove excursão técnica

 

Produtores de Luiziana participaram na última quarta-feira de excursão para Sabáudia, no Norte do Paraná, onde visitaram a 28ª Expotécnica, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar/Emater). O grupo constituído de 22 agricultores do município contando com a presença de mulheres rurais, que participaram do Encontro da Mulher rural e os produtores restantes assistiram palestras sobre manejo do solo, manejo de braquiária com mandioca, fertilidade de solo, plantas de cobertura e ensaios com variedades de trigo, aveia e triticale.

As palestras neste ano têm como tema as tecnologias sustentáveis que estão ao alcance do agricultor familiar e foram atentamente assistidas pelo grupo de Luiziana, cujo sistema de produção são grãos, hortaliças e leite, eles ainda puderam participar de exposições de máquinas agrícolas, hortaliças, agroindústria e artesanato.

 Na abertura na quarta-feira, às 9h, as produtoras rurais puderam participar do 28º Encontro da Mulher, que debateu a agricultura familiar e a previdência social. O objetivo é levar à população rurais informações sobre seus direitos e deveres quanto à aposentadoria. No período da tarde iniciou-se eventos técnicos da Expotécnica.

Os temas apresentados por especialistas foram, a eficiência no controle da ferrugem asiática da soja, onde os participantes puderam conhecer as novidades, como produtos mais eficazes testados pela Rede Ensaios Cooperativos, coordenada pela Embrapa-Soja, para o controle da ferrugem e a legislação estabelecida no Paraná sobre o vazio sanitário da soja.

 Segundo a responsável pela unidade de extensão rural que acompanhou a excursão, Laura Helena “o evento é muito importante para a atualização de informações técnicas e um evento que sempre tem boa participação dos nossos agricultores assistidos e atendidos pelo IDR-Paraná pela variedade de temas e principalmente sobre manejo do solo e variedades de trigo, que somos um dos maiores produtores deste cereal na região” finalizou.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar/Emater).








Postar um comentário

0 Comentários