Últimas Notícias

img4

Janiópolis realiza 2º Dia de Campo Mandioca de Mesa

 

Realizado em 06 de junho de 2023 na Unidade de Referencia instalada na propriedade do Sr. Oswaldo Nonato Marques, o local foi ponto de encontro de 209 participantes, oriundos de 22 municípios das regiões de Campo Mourão, Cianorte, Guarapuava, Paranavaí e Umuarama. Participaram produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades.

O objetivo foi apresentar cultivares destinadas a alimentação em geral, comparando o desenvolvimento de 22 materiais disponibilizados, por 4 importantes instituições de pesquisa: IDR-Paraná (6), Embrapa (3), IAC (3) e outros (6). Pesquisadores e técnicos do IDR-Paraná discorreram sobre a exigência de solos e fertilidade, capacidade produtiva, tolerância à pragas e doenças e tecnologia de produção.  A adequação das raízes à finalidade alimentar foi outro ponto de debate, como facilidade de descascamento, cor da casca e da poupa e tempo de cozimento em panela aberta de cada material. O rendimento em toneladas por hectare por cultivar, foi evidenciado para as condições de solo e tecnologia da Unidade de Referência.

As cultivares da Embrapa foram apresentadas pelo pesquisador Dr. Marcelo Ribeiro Romano e as cultivares do IDR-Paraná pelo pesquisador Dr. Mario Takahashi. Coube ao extensionista do IDR-Paraná de Janiópolis, José Claudio do Prado, apresentar as cultivares do Instituto Agronômico de Campinas – IAC e Crioulas. Agregando à programação técnica, o evento também contou com a presença do Técnico em Agropecuária Elzo Nunes Alves, Assessor de Comercialização do CEASA Maringá .

Elzo discorreu sobre o mercado de  mandioca a nível mundial, nacional e estadual. Segundo dados do Deral o Paraná é o 2º maior produtor de raízes do Brasil, com uma produção de 3,3 milhões de toneladas (18%), ocupando uma área de aproximadamente 140.000 ha (2021). Porém é o estado que se destaca no uso de tecnologia e produtividade (23.754 ton/hectare) e detém o maior e mais moderno parque industrial de transformação de raízes. Somente o Paraná industrializa aproximadamente 70% da fécula produzida no Brasil.

O evento foi realizado em parceria entre IDR-Paraná e Prefeitura, com apoio da Embrapa e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Janiópolis. Ao final dos trabalhos de Campo, às 12 horas, os participantes foram convidados a participar de um almoço de confraternização no salão Paroquial Nossa Senhora Aparecida. O delicioso porco no tacho com mandioca foi preparado pela Pastoral da Criança.

 

Fonte: Unidade de extensão rural do  IDR-Paraná de Janiópolis.








 


Postar um comentário

0 Comentários