Últimas Notícias

img4

Iretama: Pastagens de inverno com aveia Iapar e trigo de pastejo lenox vem aumentando a produção de leite no município

 

No período de março a agosto existe a sazonalidade produtiva das pastagens, está associada tanto às condições climáticas, quanto ao ciclo de crescimento das espécies forrageiras. Em geral, a maioria das pastagens disponíveis na nossa região é composta por espécies de crescimento na estação quente, quando florescem, frutificam e maturam, chegando ao final do verão com estrutura fibrosa, plantas com mais colmos do que folhas, que perdem drasticamente o valor nutritivo.

Então com base nisto, O Instituto do desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater do município de Iretama, vem trabalhando no projeto leite, e realizando ações com vistas ao fortalecimento da pecuária leiteira local. Uma dessas ações, já estão surtindo efeitos nas propriedades de produtores assistidos pelo instituto, que são as implantações pastagens de aveia com fonte única de forragem com materiais melhorados como por exemplo aveia IAPAR preta 61 e a aveia Branca IAPAR 126, e também o trigo de pastejo Lenox que é uma das novas tecnologias da pastagem de inverno no município.

O trigo de pastejo Lenox possui um forte perfilhamento e enraizamento muito agressivo e com bom manejo pós-pastejo é capaz de superar 6 cortes com alta carga animal em sistemas de pastejo rotacionado ou contínuo. De uma forma bem manejada, essa cultivar pode expressar um grande potencial e suprir em quantidade e qualidade a produção de pasto no inverno. Com o seu crescimento semi prostrado, o trigo também tem potencial de chegar a uma taxa de acúmulo diário de até 100 kg de matéria seca por hectare. É uma cultivar de ciclo super tardio e a época de semeadura indicada é a partir de março e durante todo o inverno.

Principais características da Aveia IPR-61, O ciclo tardio (cerca de 134 dias desde a emergência até a plena emissão de panículas), possibilita maior número de pastejos e cortes, aumenta o rendimento forrageiro e prolonga o período de cobertura do solo. Possui elevada produção de matéria seca e a baixa decomposição da palhada reduzem a população de plantas daninhas e melhoram as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. 

Características da aveia IPR-126, Boa produção de matéria seca, boa capacidade de rebrote, bom perfilhamento e boa relação folha/colmo, Ciclo precoce até o florescimento (aproximadamente 96 dias), Hábito de crescimento semivertical e altura média de 1,32 m. 

Messias Eulampio que é um produtor assistido pelo IDR- Paraná a 4 anos, falou: “ Desde que nosso técnico do IDR nos mostrou essas aveias melhoras do IAPAR, a gente e começou a utiliza-las, e nossa produção de leite so faz aumentar, esse sucesso se deve muito a assistência técnica que o IDR do nosso município tem nos dado, pois temos o acompanhamento e orientação desde da hora de plantio, adubação e altura de entrada e saída dos animais”.

 “ Temos um planejamento com nossos produtores assistidos, cada uma na sua realidade e sistema de produção. Hoje estamos colhendo o resultado com o aumento da produção de leite diário por vaca e menor quantidade de utilização de concentrado, aproveitando a época de melhores preços pago por litro de leite, e escassez do produto devido a alguns produtores não ter forragem nessa época. Essas aveias melhoradas do IAPAR tem contribuído e ajudado nossos produtores para não deixar faltar forragem nessa época e agora usamos também o trigo de pastejo que é o produto novo que vem se destacando também e utilizamos como uma estratégia de plantio mais cedo que as aveias”. Comentou o Extensionista do Instituto no município de Iretama, Jorge André.

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Iretama.








Postar um comentário

0 Comentários