Diretores e seguranças tranquilizam os pais roncadorenses nesses dias preocupantes com relação a proteção de seus filhos.
Tanto diretoras da rede estadual como municipal, além de escolas infantis, bem como o secretário de educação do município de Roncador Edson Gonsalves de Oliveira, Secretario da Escola Especial Antonio Dziubate Luiz Cesar de Andrade (Zico) e Ronaldo Adriano, proprietário da Rontrack Monitoramentos, falam com tranquilidade sobre o assunto, é preciso ter os devidos cuidados, mas não há motivos para pânico, garantem.
Confira os vídeos:
VEJA as importantes orientações da POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ, por meio do NÚCLEO DE COMBATE AOS CIBERCRIMES - NUCIBER, sobre as recentes ameaças de massacres escolares.
CUIDADO com o EFEITO CONTÁGIO, pois ao compartilhar notícias de massacre ou de possível atentado, seja por texto, fotos, áudios ou qualquer material, isso pode encorajar algum infrator à concretizar o ataque. A história nos mostra que esse é um meio de aumento de casos.
Mas fique calmo(a), a maioria dos casos são FAKE NEWS criadas pelos próprios alunos ou ex-alunos, com a intenção de gerar insegurança, pânico, para ter visibilidade, fazer brincadeiras de mau gosto ou até mesmo impedir as aulas.
A Policia Civil orienta que os pais monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como quais redes sociais eles usam e seus perfis utilizados. Também recomenda criar o hábito de sempre verificar o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola, o que estão carregando na mochila. Por fim, conversem com seus filhos e expliquem o perigo de compartilhar informações sem ter certeza de sua veracidade, pois poderá ser responsabilizado por ato infracional caso anuncie de forma falsa que irá ocorrer algum massacre.
Todas as denúncias - referentes ao Paraná - estão sendo investigados pela POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ.
Adultos e adolescentes envolvidos em ameaças ou planejamento de ataques serão presos pela PCPR e irão responder criminalmente por seus atos. Se a ameaça de ataque ou massacre for publicada na internet e se tratar de escola, colégio, hospitais, entre em contato com a delegacia local. OU utilize o Disque-denúncia 181
LEMBRE-SE: tire print da mensagem com a ameaça de maneira que seja possível identificar o número de telefone ou o perfil da rede social do ameaçador, bem como demais dados que identifiquem o agressor e a rede social utilizada para veicular a ameaça.
NÃO compartilhe Fake News!
SIGA no INSTAGRAM o perfil da POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ para maiores informações sobre a repressão às ameaças de ataques e outros crimes.
https://instagram.com/pcproficial?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Por fim, lembre-se: a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos!
FONTE: CIDADE DESTAQUE
0 Comentários