Últimas Notícias

img4

Programa Trator Solidário e a Sucessão Familiar no Campo

 

A agricultura familiar nos últimos anos vem passando por diversos desafios, os quais tem que ser superados abordando a atividade de um modo empresarial, através da gestão familiar, nem sempre eficaz. Dizer isso é apontar o óbvio, mas a partir dessa obviedade que se ramificam as consequências desse tipo de relação, que mistura a complexidade do negócio familiar com as delicadas interações entre pais e filhos, patriarcas e herdeiros. 

Um dos aspectos mais sensíveis, sem dúvidas, é a sucessão familiar, em que uma geração terá de passar a outra ou até escolher uma pessoa de fora para dar continuidade à gestão e ao crescimento do negócio no campo. Estes desafios conforme demonstram dados do IBGE, impacta propriedades familiares de todo o Brasil, pois apenas 30% chegam à segunda geração e ínfimos 5% à terceira. O jovem produtor Tiago Cândido Ferreira, agrônomo de formação, reside na propriedade da família, localizada na Comunidade Santa Lúcia, Município de Peabiru, optou em dar continuidade as atividades da família onde exploram grãos e mandioca para indústria. Na busca de mais renda para a família, ele optou por participar do programa Trator Solidário, com a aquisição terá mais conforto e proteção nos serviços do dia a dia, principalmente na aplicação de agrotóxico nas lavouras porque optou por um modelo cabinado de fábrica.

O Programa Trator Solidário foi lançado em 2007, e desde então milhares de máquinas foram subvencionadas pelo Governo do Estado do Paraná, sendo que os maquinários adquiridos por meio desse programa têm redução entre 15% e 20% no valor em relação ao preço de mercado, sendo que os produtores podem acessar o Programa com apoio financeiro do Pronaf Mais Alimentos, com juros subsidiados. “Por meio do programa, conseguimos promover o aumento da renda e acréscimo na produtividade, a diversificação de culturas, a indução ao uso de tecnologias adequadas e modernas, a melhoria da qualidade de vida do homem no campo e, como consequência, a desaceleração do êxodo rural”, afirmou o secretário Norberto Ortigara.

Na entrega do trator estavam presente a Gerente do Banco do Brasil, Agência de Araruna Sra. Luzia Carmello, os extensionistas do IDR-Paraná Jorge Maurino da Silva de Peabiru e Darwin Calef Ramos Araruna além do produtor beneficiário do Programa Tiago Cândido Ferreira

Fonte – unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Peabiru. Fone: 44 3531-2077. E-mail: peabiru@idr.pr.gov.br


Postar um comentário

0 Comentários