Últimas Notícias

img4

Iretama: A assistência técnica está fazendo a diferença na vida de produtores de leite que são atendidos no projeto leite do IDR-Paraná.

 

A assistência técnica rural é de fundamental importância para a melhoria dos processos de produção, beneficiamento e comercialização. O Brasil é um dos líderes mundiais na utilização de tecnologia, mas essas tecnológicas em muitas situações não chegam aos produtores de menor renda. Há uma enorme carência de profissionais especializados para disseminar todo o conhecimento que o Brasil adquiriu com as pesquisas e tecnologias.

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) são atribuições regimentais do Ministério da agricultura pecuária e abastecimento, conforme estabelece a lei nº10.683/2003, e o Decreto nº 8852/2016. Desta forma, a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) é um forte reconhecimento da importância estratégica dos serviços de assistência técnica e extensão rural que envolvem as esferas públicas e as instituições não governamentais, sintonizados com as dimensões social, econômica, ambiental e cultural.

Foi graças a assistência técnica do IDR que com 4 anos de muito trabalho, como mudanças para melhorar a fertilidade do solo e consequentemente melhorando as pastagens, o casal de produtores de leite, Victor e Luciana, da cidade de Iretama-PR comemoram os bons resultados conquistados, o casal de produtores viu a produtividade do rebanho saltar de 5 para 13 litros por animal/dia. As orientações também ajudaram a reduzir os custos de produção, com o acompanhamento da gestão financeira da propriedade. Victor e Luciana fazem parte do Projeto Leite IDR, responsável por levar extensão rural aos produtores. “Estávamos quase desistindo da atividade, nosso pasto não crescia, até começarmos a receber assistência efetiva do projeto nossa produção saltou de 150 litros por dia para 400 litros e com excelente qualidade” diz o Victor.

“Com a assistência técnica, nos mostrou que precisamos fazer contas, antes eu não sabia para aonde o dinheiro estava indo e que a atividade não dava lucro. Aos poucos os resultados foram chegando. Todo final de mês tem a pasta com todas as despesas e receitas que entregamos ao nosso técnico e ele vai nos mostrando os resultados. ” Lembra Luciana.

O extensionista do IDR-Paraná Jorge André a quase 5 anos no municipio, frisou: “Tenho certeza que minha missão é levar transformação para as pessoas no meio rural, quando se fala em agronegócio, pensam-se em grandes produtores. Mas o nosso foco são os agricultores familiares, temos que fazer eles gerarem renda para continuarem no campo produzindo quantidade e qualidade agregando valor e renda aos nossos produtores atendidos”finalizou.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do IDR-Paraná de Iretama.





Postar um comentário

0 Comentários