Últimas Notícias

img4

Iretama: Programa Trator Solidário continua melhorando a vida dos agricultores familiares

Mais 2 famílias beneficiadas no programa trator solidário

O Instituto de desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater juntamente com a CRESOL e a Concessionária New Agro de Campo Mourão, promoveram nessa terça feira 20/12/2022 a entrega oficial de mais 02 (dois) tratores do Programa Trator Solidário do Governo do Estado do Paraná. 

O destaque foi justamente a importância deste programa para a economia de um município do porte de Iretama, que é mantido pela força da agricultura e pecuária. Programa este que já entregou 12 (dez) tratores e 1 (uma) Colheitadeira de grãos, com valores de mais de R$ 1.800.000,00 (Um milhão e oitocentos mil reais). 

A aquisição de tratores novos e mais modernos facilitam as operações nas lavouras de soja e milho, e nas operações de ensilagem de volumosos para alimentação animal; são máquinas com menor custo de manutenção, maior eficiência de trabalho e menor consumo de combustível, além de serem mais confortáveis e seguros. Também se tornam uma motivação para a sucessão familiar no campo, estimulando os jovens rurais a permanecerem na atividade agrícola. 

O programa Trator Solidário é destinado a pequenos produtores com propriedades entre 12 e 80 hectares (até quatro módulos fiscais) e renda bruta anual de até R$ 500 mil, oriunda da atividade agrícola. Esse segmento responde por cerca de 40% a 45% da produção bruta do Estado. São pequenas propriedades exploradas, em sua maioria, pela própria família. Contudo, algumas delas empregam um trabalhador permanente e, nas épocas de pico de plantio, tratos cultuais e colheita, podem contratar até dois trabalhadores temporários. A pequena propriedade tem, portanto, um papel relevante na geração de postos de trabalho e de renda. O programa financia tratores, colhedoras e pulverizadores com valores diferenciados para agricultura familiar, com taxas de juros reduzidas, através do Pronaf – Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar, com prazo de até 7 anos para pagar; as operações também estão amparadas por equivalência do preço da saca de milho. 

Segundo o produtor, Rinaldo Tavares: “ É com muita alegria que recebo esse trator, pois são realizações que conseguimos na nossa vida de trabalho duro na roça. Agradeço ao empenho de todos, ao governo do estado por ter mantido esse programa, ao IDR - Paraná e a Cresol que me ajudaram demais e não pouparam esforços realização deste sonho antigo”.

 

Fonte - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Iretama.





 

 


 

Postar um comentário

0 Comentários