Últimas Notícias

img4

Trabalho Cooperativo impulsiona a pecuária leiteira em Nova Cantu

 

A COAMINC - Cooperativa Agroindustrial Cantuense surgiu através das constatações da baixa competitividade mercadológica dos produtores dos Leite sendo um entrave para o crescimento da atividade no município, isso devido a um conjunto de fatores complexos desde o nível de conhecimento, condições de infraestrutura de transporte e armazenamento de produtos além da dificuldade de acesso a informação e políticas públicas do setor, o que leva ao baixo poder de negociação com empresas do setor tanto na venda da produção quanto na compra de insumos.

A organização dos produtores têm possibilitado ao segmento da agricultura familiar o acesso às infraestruturas coletivas de produção, tais como, Caminhões, máquinas e equipamentos, insumos e serviços de Assistência técnica.


            Atualmente a COAMINC possui assessoria do IDR-Paraná na Gestão da Cooperativa e de suas atividades coletivas, o assessor e extensionista Gilson Martins faz todo o acompanhamento administrativo do funcionamento da cooperativa, assessorando a diretoria e seus associados nas tomadas de decisões e no desenvolvimento do trabalho.

A COAMINC hoje conta com aproximadamente 100 associados de Nova Cantu, comercializando mais de 100 mil litros de leite por mês com laticínios da região de fora organizada.

Outro desafio dos associados são as boas práticas na produção de Leite para o aumento da competitividade no mercado e isso depende de uma boa Assistência Técnica. O IDR-Paraná vem assumindo esse trabalho através do extensionista Thales Henrique de Quadros mediante assessoria técnica aos cooperados. São diversos desafios junto aos produtores para a melhoria no sistema de produção dentre elas a melhoria nas pastagens, conservação de forragens, melhoramento genético e nutricional do rebanho. Outro aspecto importante trabalhado é a melhoria da qualidade do Leite, pois o leite é um alimento rico em proteínas, cálcio e vitaminas e essencial para prevenção de doenças, sendo que, a qualidade do leite é garantia de um alimento seguro e de qualidade nutricional para o consumidor, que também traz aumento da vida de prateleira e maior rendimento industrial dos derivados lácteos.

No projeto junto ao IDR-Paraná estão sendo feita a análise do leite e na sequência a implantação de medidas de controle para melhoria da qualidade do leite. A primeira etapa foi realizar a análise via laboratório do leite dos cooperados e identificar o leite de cada produtor, “Com a análise do leite podemos verificar onde e como realizar os controles de qualidade com mais precisão” afirma o extensionista do IDR-Paraná, Thales Henrique. A melhoria da qualidade do leite, além do fornecimento de um alimento seguro atendendo as Instruções Normativas também busca agregação do valor no produto comercializado.

 

Fonte-Unidade de Extensão Rural do Idr-Paraná de Nova Cantu.


Postar um comentário

0 Comentários