Últimas Notícias

img4

Produtores de Fênix participam do 38º Encontro Estadual de Sericicultores

 

Criadores do bicho da seda de Fênix estiveram presentes no 38º Encontro Estadual de Sericicultores realizado na quinta-feira, 21 de julho, no município de Araruna. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes da cidade e reuniu mais de 1500 pessoas e contou com participação de lideranças políticas, empresariais e comunitárias que atuam no segmento seda.

A sericicultura tem se tornado importante aliada da agricultura familiar, pois a atividade pode aliar outras culturas de subsistência ou comercial, se colocando como opção de fonte renda e ocupação da mão de obra (geração de empregos) nas pequenas propriedades. Pensando nisso, o governo municipal de Fênix, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Fênix, incentivou seus produtores a participarem do 38º Encontro Estadual de Sericicultores com objetivo de melhor qualificar suas atividades de produção e negócios ligados ao mercado da seda na atualidade.

Josué da Silva Mello, secretário de Agricultura e Pecuária de Fênix, contou que “a atividade (sericicultura) está presente no município a vários anos e que de lá para os dias atuais, muita coisa mudou relacionado ao manejo da planta à condução e o trabalho dentro do barracão. Com a mecanização da colheita da amora, a automação dos barracões, as mudanças no formato das camas para o fornecimento do alimento (amora) para as larvas, bem com o uso de equipamentos que colhem e limpam os casulos, essas atividades foram otimizadas possibilitando executar tarefas que antes gastavam de três a quatro dias, serem executas em cinco a seis horas”. Mello, disse também que “o município tem apoiado o produtor rural que pretendem iniciar na atividade de criação do bicho da seda, como também àqueles que já estão na atividade, e que a secretaria de agricultura está de portas abertas para melhor atender os produtores, bastando procurá-los”, finalizou.

Marcos Brito, extensionista do IDR-Paraná (EMATER), falou que a sericicultura é mais uma opção de renda para as pequenas propriedades. Citou a exemplo, “que um produtor que trabalha em uma área de 2 a 3 hectares de amora (alimento para o bico da seda) tem a possibilidade de obter renda de 5 a 6 mil reais/mês durante 09 meses do ano. Disse também que “outra vantagem é que a atividade é ambientalmente correta e sustentável, praticamente não exige ou utiliza a aplicação de agrotóxico nas amoreiras e, ainda, conta com um mercado aquecido e os preços estão atraentes para os criadores”, concluiu.

O encontro reuniu produtores de todas as regiões do estado, que além de se confraternizarem, participaram de palestras e tiveram acesso a novos conhecimentos, a novas tecnologias, pesquisas científicas e informações sobre o mercado da seda.  A realização do evento é uma parceria entre Abraseda/Bratac, Municípios e IDR-Paraná.

 

Fonte: IDR-Paraná - Unidade de Extensão Rural de Fênix

Email: fenix@idr.pr.gov.br





Postar um comentário

0 Comentários