Últimas Notícias

img4

IRETAMA - IDR-PARANA REALIZA 1º ENCONTRO DE PASTAGENS DE INVERNO

 

Na quinta-feira (30/06/2022), o Instituto de desenvolvimento rural do Paraná IAPAR/EMATER em parceria com Projeto ITAIPU e outras empresas do setor privado, realizaram o 1º Encontro de pastagens de inverno no município de Iretama,  contando com mais de 100 agricultores familiares na propriedade da Família Rodrigues, no assentamento Junqueira, o evento apresentou variedades de pastagens de inverno adaptadas ao município para trigo de pastejo e silagem, Aveias IAPAR 61 e Esmeralda, na chegada os participantes eram recepcionados pelo Gerente Regional de extensão rural do IDR-Paraná Jairo Quadros e equipe.  O gerente fez a abertura do evento, e na sequência a extensionista Laura também do IDR, fez a divulgação das políticas públicas do banco agricultor, trator solidário e renova Paraná que são voltadas para produtores beneficiados pelo PRONAF, e o gerente do banco do Brasil, Robison Giovani Volkweis comentou sobre o plano safra 2022/2023.

Logo após os participantes foram divididos em 3 grupos para visitar experimentos de trigo de pastejo e silagem, Aveia IAPAR 61 e Esmeralda, Sobressemeadura, e ver na prática, aqueles que melhor se adaptaram à nossa realidade de solo e clima e os níveis de investimento que cada material requer. Na visitação os agricultores puderam interagir com os técnicos e empresas presentes, tirando dúvidas e contando suas experiências em suas respectivas propriedades.

O produtor Emerson Rodrigues, frisou: “Nós precisamos de eventos como esse, para nos manter informados sobre novas variedades e técnicas para utilizarmos, ficamos muito tempo na propriedade e pensamos que o que sabemos da para tocar o sitio, mas sempre temos que nos atualizar, e graças a assistência do IDR, conseguimos fazer isso aqui na propriedade”.

O evento foi organizado pelo IDR – PARANÁ e teve como parceiros: Banco do Brasil, M. A. Máquinas – John Deere, Biotrigo Nutrição Animal, Agrisul Consultoria agropecuária, K R maquinas Mahindra tratores, TecShow, New Agro – New Holland, Itaipu Binacional, S.E.R Energia Solar, Agricentro, Maxy Energia Solar e Agroverde.

Evento foi finalizado com um lanche de confraternização e sorteio de brindes, momento de interação entre todos presentes que já estão esperando pela realização do próximo Encontro de pastagens de inverno em 2023.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR/EMATER











Postar um comentário

0 Comentários