Últimas Notícias

img4

IDR-PARANÁ DIVULGA PLANO SAFRA 2022/2023

 

O Instituto de desenvolvimento rural do Paraná Iapar/Emater vem promovendo na região da Comcam com apoio dos agentes financeiros e prefeituras a divulgação do plano safra 2022/2023, através de dias de campo, reuniões e redes sociais.

    Em Peabiru foi realizada recentemente no auditório da Câmara de Vereadores, uma reunião técnica para Divulgar o Plano Safra 2022/2023, com a presença de 38 pessoas, prefeito, vereadores, agricultores familiares das diversas comunidades do município, CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), representantes do Banco do Brasil,  Sicredi e Sicoob e   profissionais ligados a elaboração de projetos agropecuários.

Foram tratadas as diretrizes e normatizações do Crédito Rural, PRONAF/PRONAMP que são as linhas de financiamento para custeio e investimentos dentro do novo ano safra, sendo o primeiro de apoio aos agricultores familiares e o segundo para médios produtores. Em um calculo feito pelo IDR para implantação da safra de verão no Município de Peabiru serão necessários aproximadamente R$ 152.224.000,00.

As Cooperativas de Crédito mostraram suas particularidades referente aos Seguro Agrícola sendo que o produtor pode contrair financiamento com as mesmas mas buscarem seguros fora. Enquanto que o Banco do Brasil na linha Pronaf atua diretamente com o Seguro Proagro.

Na oportunidade foi comentado que a partir de outubro de 2022, será substituída a Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar - CAF que em Peabiru é executada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e IDR-Paraná.  O Prefeito Julio Cezar Frare participou demonstrando as ações que estão sendo executadas pela Prefeitura ligadas ao ambiente Rural. Na oportunidade o extensionista do Idr-Paraná Antonio Eduardo Egydio comentou sobre outros programas de apoio e políticas públicas de apoio ao município.

 

Fonte - Unidade de Extensão Rural do Idr-Paraná de Peabiru.









 


Postar um comentário

0 Comentários