Últimas Notícias

img4

CAPACITAÇÃO EM MANEJO E ORDENHA AOS PRODUTORES DE LEITE DO MUNICIPIO DE IRETAMA

 

 

Foi realizado nos dias 5,6 e 7 de julho na comunidade da Agua da Anta, no município de Iretama, o Curso de Manejo de Ordenha, uma parceria do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR / EMATER com o SENAR. O instrutor do SENAR, Luiz Grossi explicou que " O conceito de manejo abrange todas as tarefas desempenhadas diretamente com os bovinos, desde criação, manutenção (alimentação, higiene e vacinação) até a produção do leite e na ordenha tratamos da qualidade da ordenha efetuada na propriedade rural para melhorar a qualidade do leite, pois a higiene é fundamental para a conservação do leite dentro dos padrões exigidos, que é as Instruções Normativas (IN-76 e 77), do Mapa. O bem-estar animal também é uma preocupação da ordenha”.

 A ordenha é uma das atividades de maior importância durante o manejo da vaca em lactação. Para garantir maior produtividade e boa qualidade do leite, a prática deve ser bem conduzida, feita em ambiente tranquilo e higienizado. O objetivo é uma ordenha com higiene e qualidade. Além da prática da ordenha, durante o curso foi ensinada como realizar a limpeza correta dos equipamentos, do animal, do ambiente e higiene pessoal dos ordenhadores. 

            Se a ordenha é feita de forma incorreta, pode prejudicar a qualidade do leite e a saúde do animal. A mastite bovina, por exemplo, é uma doença em que ocorre inflamação da teta da vaca, causando sérios prejuízos econômicos para o produtor.

            Segundo a produtora Monica Figueiredo assistida do IDR frisou “ Cursos como este nos incentiva a aprender cada vez mais para melhorarmos dentro da propriedade o nosso manejo”. 

Fonte-Unidade de Extensão Rural do Idr-Paraná de Iretama.





Postar um comentário

0 Comentários