Últimas Notícias

img4

Mandioca de Mesa é tema de dia de campo em Farol

 

A importância da cadeia produtiva da mandioca de mesa na economia do Estado do Paraná é comprovada com dados levantados pelo Departamento de Economia Rural – DERAL, da Secretaria de Estados da Agricultura e do Abastecimento – SEAB: na safra 2019/2020, 11 mil agricultores familiares cultivaram 19.477 hectares, com produtividade média de 20.155 kg/ha. O sistema de comercialização da raiz “in natura” ocorre através das Centrais de Abastecimento do Paraná - CEASAS, cooperativas da agricultura familiar, feiras livres, programas institucionais de alimentação escolar, supermercados e vendas diretas ao consumidor. Mas também ocorre a comercialização de raízes processadas em pequenas unidades agroindustriais familiares, ou seja, a mandioca descascada. A cadeia produtiva da mandioca de mesa, movimentou na safra 2019/2020 em torno de R$ 561 milhões de reais, e também contribuiu na geração de empregos no campo e na cidade.

 

Com o objetivo de promover o desenvolvimento e profissionalização do setor, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná iniciou em 2021 uma proposta de trabalho da Cadeia Produtiva da Mandioca de Mesa, envolvendo 20 regiões do estado. Com atuação de 65 profissionais da extensão rural e da pesquisa, prevê a instalação de 25 unidades de referência ou demonstrativas de variedades promissoras para a finalidade de mesa, sendo 10 com protocolo de produção orgânica.

 

Uma das unidades demonstrativas foi instalada em Farol, na Comunidade Vila Seca, propriedade de João Carlos de Souza, com orientação de José Claudio do Prado, extensionista Idr-Paraná de Janiópolis. No dia 22 de junho foi realizado neste local o 1º Dia de Campo do Projeto Mandioca de Mesa na região de Campo Mourão, com a participação de 230 agricultores, técnicos e lideranças, de 24 municípios das regiões de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Maringá e Toledo. Foram apresentadas 15 variedades, sendo 03 da Embrapa, 03 do IDR-Paraná, 02 do IAC e 07 crioulas e abordados os seguintes conteúdos técnicos:

-        Projeto Mandioca de Mesa

-        Tecnologia e manejo de cultivos

-        Demonstração de variedades de mandioca de mesa

-        Avaliação do cozimento de raiz de mandioca

-        Mercado do Agricultor no Ceasa de Maringá

 

Palestraram o pesquisador do IDR-Paraná, Eng. Agrônomo Dr. Mário Takahashi e o pesquisador da Embrapa Eng. Agrônomo Dr. Marcelo Ribeiro Romano e ainda os extensionistas José Claudio do Prado e Elzo Nunes Alves, ambos do IDR-Paraná, sendo o ultimo com atuação na Ceasa de Maringá.

 

O evento foi uma realização do IDR-Paraná  e da Prefeitura de Farol, com apoio da Embrapa, Câmara de Vereadores,  Agroindústria Aipim do Campo e da Comunidade Rural Vila Seca, em cujo salão comunitário ocorreu o encerramento e confraternização com delicioso almoço: porco  no tacho com mandioca, salada e arroz. Fizeram-se presentes o prefeito de Farol Oclécio Menezes, o gerente regional de extensão rural do Idr-Paraná Jairo Quadros e equipe, vereadores, lideranças e produtores.

 

Fonte: Unidades de Extensão Rural do Idr-Paraná de Farol e Joanópolis.









 



Postar um comentário

0 Comentários