Últimas Notícias

img4

Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado em Boa Esperança

 

Foram várias palestras voltadas a conscientização deste bem tão precioso.

A necessidade de se promover o desenvolvimento sustentável foi a pauta de palestras realizadas alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente no Colégio Estadual Vicente Leporace de Boa Esperança, fruto de uma parceria entre o IDR-Paraná, instituto de desenvolvimento rural do Paraná IAPAR/EMATER e a Prefeitura Municipal.

Foi apresentado um histórico sobre a falta de sustentabilidade dos processos produtivos, passando por grandes tragédias ambientais a níveis nacional e mundial, pelo surgimento da consciência ambiental, das conferências, tratados e protocolos, até exemplos atuais de ações sustentáveis, como o manejo integrado de pragas e doenças das lavouras, produção de energias renováveis (solar e eólica) e os veículos elétricos.

Importante ênfase foi dada na colaboração de todos, tanto de forma individual ou como coletiva, para que o meio ambiente se torne sadio, receptivo e restaurado para assim poder suportar as demandas dessa geração e das gerações futuras.

Por fim, coube um destaque a agenda 2030 que é fruto das discussões entre os 193 estados-membros das nações unidas e sociedade civil. Os países signatários se comprometeram a implantar 3 objetivos e 17 metas até o final desta década. Os objetivos são os seguintes: 1) erradicar a pobreza extrema; 2) Combater a desigualdade e a injustiça; 3) Conter as mudanças climáticas.

E as 17 metas são estas: 1) Erradicação da Pobreza; 2) Fome Zero; 3) Saúde e Bem Estar; 4) Educação de Qualidade; 5) Igualdade de Gênero; 6) Água Potável e Saneamento; 7)Energia Limpa e Acessível; 8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9) Industria, Inovação e Infraestrutura; 10) Redução das Desigualdades; 11) Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12) Consumo e Produção Responsáveis; 13) Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14) Vida na Água; 15) Vida Terrestre; 16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17) Parcerias e Meios de Implementação.

Foram 3 palestras ministradas pelo extensionista Gilson Martins, para aproximadamente 125 alunos e 7 professores do ensino fundamental e médio. É o esforço conjunto em preparar as novas gerações no uso correto dos recursos naturais com responsabilidade e sustentabilidade.

 

Fonte: Unidade de Extensão Rural do IDR-Paraná de Boa Esperança.







 

 


Postar um comentário

0 Comentários