Últimas Notícias

img4

Barbosa Ferraz- Secretaria municipal de agricultura e IDR-Paraná promovem palestras a estudantes

 

A Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz em parceria com o IDR-Paraná, iniciou nesta segunda-feira (01/06), uma série de palestras alusivas a Semana Internacional do Meio Ambiente com o tema:


Uma Só Terra, Somos Todos Responsáveis.

As palestras estão sendo realizadas na Câmara Municipal de Barbosa Ferraz e atenderá ao público escolar dos colégios Luzia Garcia Villar, Machado de Assis e Dom Bosco.


O Meio Ambiente é a soma de um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que oferecem aos seres vivos (e não vivos) as condições essenciais para sobrevivência e evolução, e a Semana do Meio Ambiente tem por objetivo chamar a população a assumir responsabilidades, e com esta proposta o palestrante, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Jilvan Ribeiro da Silva, abordou - junto aos alunos - assuntos do cotidiano, falando sobre hábitos, costumes e formas de contribuir com meio ambiente (reaproveitar, reciclar e reduzir o consumo de água, energia elétrica, comprar e consumir o necessário). Para Silva, a Educação Ambiental exerce papel fundamental na formação crítica e atuante dos nossos indivíduos, provocando reflexões, gerando saberes, e estimulando novas posturas, hábitos e atitudes. “Equilíbrio é a palavra chave para que os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa”, concluiu.


Para os extensionistas do IDR-Paraná, Marcos Brito e Marcelo Agenciano, a Semana Internacional do Meio Ambiente faz parte da agenda ambiental integrada do instituto. “É o momento propício para chamar a atenção das pessoas para aquelas pequenas atitudes diárias que as vezes passam despercebidas, mas que tem potencial de fazer toda a diferença na relação do homem com o meio ambiente”.  “A sociedade não se sustenta sem agua potável, solo fértil, ar puro e clima adequado e ameno, e a soma desses fatores reflete na economia, por isso, bons exemplos e uma adequada educação ambiental podem estimular, desde a infância, a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca e nos mantém”, finalizaram. 


O Secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Barbosa Ferraz, Marcílio Pinto Barbosa, disse que a ação é importante pois trata de questões relativas a natureza falando sobre as condições do ar atmosférico, solo, água, fauna, flora e das diversas formas de vida, incluindo aí o ser humano. Barbosa ainda informou que para atender as demandas, as palestras ocorrerão em turnos diferentes e que durante a semana outras atividades ligadas ao meio ambiente estarão acontecendo no município.

 

Fonte: Unidade de Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar/Emater de Barbosa Ferraz








Postar um comentário

0 Comentários