Últimas Notícias

img4

Barbosa Ferraz- Prefeitura e Idr-Paraná realizam o 4º Dia de Campo sobre Milho Silagem

 

Cerca de 270 agricultores familiares se reuniram na propriedade da Família Bento, para participar do evento que apresentou variedade de milho adaptadas na região para silagem e trigo para pastejo e silagem, na chegada os participantes foram recebidos com café da manhã e na oportunidade o Gerente Regional de extensão rural do IDR-Paraná Jairo Quadros comentou sobre políticas públicas e programas de governos, alguns já beneficiando o município, já o Prefeito Municipal, Edenílson Miliossi deu as boas-vindas a todos e destacou a importância deste dia para a agricultura familiar regional, bem como falou da grande parceria como o governo estadual, através da Seab/Idr-Paraná.


O Sítio Bananeiras, de propriedade do Sr. Mauro Bento, no bairro Santa Rosa, sediou o evento que contou com experimentos de materiais de milho e trigo e demonstrou, na prática, aqueles que melhor se adaptaram à nossa realidade de solo e clima e os níveis de investimento que cada material requer. Na oportunidade estavam presentes empresas do setor de insumos, do setor financeiro, de máquinas, da assistência técnica e da administração pública municipal, superando os números das edições anteriores. Na visitação das 9 unidades tematicas os agricultores puderam interagir com os técnicos e empresas presentes, tirando dúvidas e contando suas experiências em suas respectivas propriedades.


Na estação sobre agricultura de precisão agricultor ouviu como ser mais eficiente e viu o funcionamento dos Monitores de Plantio, que o auxiliam na respectiva operação, fazendo com que ele tenha total controle sobre cada semente e cada gota de insumo que chega ao solo, reduzindo sua perda e consequentemente aumentando seu lucro.


Em tempos de irregularidade climática, foi muito salutar a apresentação sobre tratamento de sementes, em que todos puderam acompanhar o desenvolvimento radicular das plantas apresentadas e se prepararem para as intempéries destacadas pelo Extensionista local Marcelo Agenciano que lembrou a relevância do agricultor estar preparado para possíveis adiantamentos do período seco e jamais ser pego de surpresa em relação a alimentação animal, por isso a importância desse Dia de Campo. Dado que “ele (o agricultor) sabe qual é o período seco, então ele se antecipará e terá sempre volumoso em grande quantidade para manter a média de leite constante o ano todo, esse é o momento dele se alimentar de informações para lhe dar segurança em suas decisões. ” Lembrou Agenciano.

Já o anfitrião, o senhor Mauro Bento vê como é útil esse momento, pois “Ficamos informados sobre híbridos, variedades e inovações tecnológicas para a agricultura familiar, além do fato de minha família receber outras famílias de agricultores, empresas e instituições em nossa casa. Então ficamos contentes em sentir que esse evento crescerá, pois ele fala o que o agricultor precisa. Muito obrigado a todos que participaram do evento.” finalizou o sr. Bento.

O evento organizado pelo IDR – PARANÁ juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura teve como parceiros: Cresol, Sicredi, Sicoob, M. A. Máquinas – John Deere, Camagril, GVT Pneus, Stoller do Brasil, Pro Solus, Biotrigo Nutrição Animal, LG Sementes, Morgan Sementes, Semeali Sementes, Brevant Sementes, Pionner, Sempre Sementes, Coamo, Colari, Nippon Agro, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O grande evento foi finalizado com almoço de confraternização e sorteio de brindes, momento de interação entre todos presentes que já estão ansiosos pela realização do próximo Dia de Campo de Milho Silagem de Barbosa Ferraz em 2023.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do Idr-Paraná de Barbosa Ferraz.










 


Postar um comentário

0 Comentários