Últimas Notícias

img4

Prefeito de Roncador Vivaldo recebe Embaixatriz Fabiana Tronenko da Ucrânia

 

Nesta manhã de segunda-feira 23, o prefeito de Roncador Vivaldo Lessa juntamente com uma equipe da educação, representantes da Associação Vesná, recebeu em seu gabinete a Embaixatriz Fabiana Tronenko da Ucrânia.

Na oportunidade foi tratado de vários assuntos, dentre eles, o desenvolvimento de um projeto que tem a frente a professora Luciane Slobodjan que trata sobre o Holodomor conhecido como a  GRANDE FOME, o genocídio do povo Ucraniano, e foi um período em que a Ucrânia foi saqueada, e o povo morreu de fome na Ucrânia de 1932 a 1933, milhões de pessoas morreram. O projeto será desenvolvido juntamente com os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato e contará com o apoio da secretaria de educação do município, sendo que pretende-se fazer o lançamento do mesmo em forma de uma cartilha no mês de novembro, o programa visa dar conhecimento sobre este terrível momento, e também trazer o assunto a realidade de hoje onde cidades sofrem com a fome isoladas pela guerra.

Na oportunidade o prefeito Vivaldo Lessa, falou sobre a construção de um monumento que representará o Holodomor, que deverá ser construído na frente do Paço Municipal, sobre as arrecadações realizadas após reunião com a comunidade em prol à Ucrânia, além de outros assuntos relacionados à importância do povo ucraniano em Roncador e o quanto significam para história do município, ele também agradeceu ao empenho da Embaixatriz para com Roncador que já vem de alguns anos atrás e que este projeto já estava nos planos desde as primeiras visitas da Embaixatriz juntamente com Mário Kovalek, no mandato da prefeita Doutora Marília P. Bento Gonçalves.

A Embaixatriz Fabiana Tronenko, disse se sentir um pouco roncadorense devido ao acolhimento recebido em todas as ocasiões que aqui esteve, ela também comentou sobre a triste realidade da Ucrânia nesses últimos meses, esta é uma guerra da Russia, não é da Ucrânia, nosso povo está apenas se defendendo, frisou. “Estamos muito felizes pelo esforço da comunidade aqui de Roncador, representada pelo prefeito através da Secretaria de Educação que está viabilizando algo muito importante e que fará parte da história, este que é o primeiro no Brasil, Roncador portanto,  saindo na frente”, finalizou.

Após a reunião a professora Luciane Slobodjan conduziu a Embaixatriz até as escolas, para que as crianças ficassem conhecendo a mesma, na oportunidade, Fabiana Tronenko falou um pouco em cada sala com os alunos, explicando sobre o Holodomor, que foi coisa de gente muito ruim que matou tantos de fome.

 











Confira entrevista:



Postar um comentário

0 Comentários