Últimas Notícias

img4

Fênix reativa a feira da agricultura familiar

 

Nesta quarta-feira (04), feirantes do município de Fênix se reuniram na avenida principal, centro da cidade, e comercializaram uma grande diversidade de produtos da agricultura familiar, entre eles: doces caseiros, queijos, biscoitos, pães, hortaliças, algumas frutas e até mesmo um delicioso chá-de-amendoim.

As feiras são um atrativo na região de Campo Mourão, é opção de lazer e fazem parte da cultura local. É canal e comercialização direta entre produtores rurais e consumidores e tem o potencial de incentivar os produtores a diversificarem as culturas em suas propriedades, melhorando a renda e garantindo a segurança alimentar. E com objetivo de apoiar o pequeno produtor rural, a Prefeitura Municipal de Fênix, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, entregou barracas novas a 15 feirantes para exporem os seus produtos de forma mais organizada e atrativa.

José Roque Sales, um dos produtores beneficiados, contou que “a iniciativa da feira foi muito importante, não só para os agricultores, mas também para as pessoas que compram ali produtos de boa qualidade e geralmente mais em conta”. Disse também, que todos os feirantes tiveram boas vendas, o que também é muito importante para o município e que a parceria entre prefeitura, secretaria agricultura e IDR-Paraná (EMATER) está gerando bons resultados.

O secretário da Agricultura e Pecuária de Fênix, Josué da Silva Mello, disse que “a ideia foi bem aceita pela população que prestigiou a feira e os feirantes, e que o resultado é satisfatório, uma vez que a feira está diversificada, com produtos de qualidade, fresquinhos e com a garantia do produtor”. Mello ainda falou que,“o objetivo é promover a agricultura familiar sustentável, estimular o consumo e buscar o reconhecimento dos produtos artesanais locais valorizando o pequeno produtor rural”.

Os produtores são acompanhados pela Secretaria da Agricultura e Pecuária de Fênix em parceria com o IDR-Paraná. A feira abriu suas atividades a partir das 17:00 horas com encerramento às 22:00 horas e contou com a presença do prefeito municipal de Fênix, Altair Molina Serrano (Neno Molina), do vice-prefeito Emerson Baia e dos vereadores Pingo, Pelé Estefani e Edinho Malaquias. Os próximos encontros ocorrerão às quartas-feiras no mesmo horário e local.

Fonte - Marcos Brito - Unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Fênix.








 


Postar um comentário

0 Comentários