Últimas Notícias

img4

Encontro Capacita Produtores de Leite de Moreira Sales

 

Dentro de uma proposta de qualificar a mão de obra e melhorar a rentabilidade dos produtores que trabalham com a bovinocultura de leite, o IDR-Paraná, em parceria com a Prefeitura Municipal/Departamento de Agricultura, Aprosales, Matsuda, Sindicato Rural e Senar, realizaram no dia 05 de Maio um Encontro de Produtores de Leite do município.

Através de um projeto de incentivo a pecuária leiteira municipal, a prefeitura forneceu mudas do Capim BRS-Capiaçu para 50 produtores familiares, assistidos pelo IDR-Paraná. O Encontro de Produtores de Leite teve o objetivo de levar conhecimento aos beneficiários, destacando a implantação da capineira, os cuidados com a bezerra e qualidade de leite. Temas que são de extrema importância para a atividade.

O extensionista José Claudio do Prado, do IDR-Paraná de Janiópolis, trouxe aos produtores informações sobre o Capiaçu, uma forrageira melhorada pela Embrapa, de rápido crescimento, grande potencial produtivo e ótima qualidade nutricional; discorreu sobre o plantio, multiplicação de mudas e formas de utilização para os animais.

A equipe técnica da Matsuda Sementes, através do médico veterinário Eduardo Pontalti, trouxe aos participantes as técnicas e cuidados necessários com a bezerra, desde o nascimento até se tornar a futura matriz na propriedade. O instrutor do Senar, médico veterinário Cesar Augusto Hoepers, falou sobre a qualidade do leite com base nas Instruções Normativas 76 e 77, trazendo a importância de produzir um leite de qualidade para chegar ao consumidor final.

Aproveitando a ocasião, ocorreu a entrega de um trator, uma ensiladeira e uma carreta basculante para a Associação de Produtores de Leite de Moreira Sales – APROSALES, totalizando um apoio financeiro de R$350.000,00. Esta ação é resultado de uma emenda parlamentar do deputado Anibele Neto, com projeto elaborado pelo IDR-Paraná e recursos da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento – Seab; irá beneficiar aproximadamente 160 produtores de Moreira Sales e municípios vizinhos.

O evento contou com a participação de 53 produtores, o que mostra a importância em levar informações técnicas de qualidade aos produtores, incentivando e disseminando nas comunidades rurais boas práticas de produção e agregação de valor e renda aliado a melhoria na qualidade de vida.

Fonte: Unidade de Extensão Rural do IDR-Paraná de Moreira Sales.





Postar um comentário

0 Comentários