Últimas Notícias

img4

Barbosa Ferraz promove capacitação na cultura do maracujá

 

O município de Barbosa Ferraz já foi um grande produtor de maracujá no estado, após a entrada da Virose do Maracujazeiro em 2014, esse número diminuiu drasticamente, no entanto como o município tem forte base familiar em sua agricultura,  precisa voltar a ser um grande produtor da fruta.

Baseado nisso os agricultores do município participaram de uma capacitação nos dias 11 e 18 de maio promovido pelo Idr-Paraná, Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural e Senar.


O extensionista local do IDR Paraná, Marcelo Agenciano, destacou que alguns participantes já produzem maracujá e outros iniciarão a produção agora: “Todos aprendem nessas capacitações, atualizam seu conhecimento e sempre tem informação técnica nova para levar para sua rotina no campo”.


Para o agricultor Leandro Silva que já encomendou e plantará 500 mudas de maracujá na Comunidade Irmã Dorothy, esse curso é importante porque trouxe informações que ele não sabia, sua forma de ver a cultura do maracujá mudou totalmente, sendo que agora irá fazer melhor que antes, já que a ideia é melhorar aos poucos, mas o pontapé inicial já está sendo dado: trabalhar dentro da técnica, que é o que ele sempre sonhou, agora é participar de outras capacitações pra aprender sempre mais, lembrou o senhor Silva.


A capacitação foi conduzida pela Engenheira Agrônoma do Senar Beatriz Meira, que abordou as principais pragas da cultura, como os percevejos por exemplo e apresentou armadilhas de fácil confecção para seus controles, como alternativa ao uso de defensivos, já que um dos objetivos da capacitação é o uso racional de defensivos.


A prevenção e o manejo preventivo das doenças que atacam a cultura como a Verrugose por exemplo, doença totalmente evitável, quando tomados alguns cuidados pelos agricultores, foram debatidos.


O curso abordou a importância da nutrição equilibrada durante todo ciclo e sua relação direta com ataque de várias pragas e doenças oportunistas e também focou no maior desafio do produtor de maracujá hoje: como evitar a entrada da Virose do Maracujazeiro na minha propriedade?

Além de identificar os sintomas da Virose e de outras doenças comuns na cultura, essa pergunta foi trabalhada a exaustão na visita a campo, onde todos puderam ver o manejo do mato e a importância da cobertura vegetal para não termos a presença do vetor da doença: o pulgão, o que foi entendido por todos e agora estarão vigilantes ao retornarem para seus lares.


Ainda dentro desse tema foi abordado a importância de se levar somente o mudão para o campo para que o agricultor inicie sua produção livre da Virose do Endurecimento do Maracujá, o que além de aproveitar ao máximo o potencial produtivo da planta, não será foco da doença para os vizinhos, o que hoje é um problema real e deve ser mais observado pelos agricultores.


Mais 3 cursos estão agendados para o segundo semestre na área de Inimigos Naturais, Planejamento da Produção e Cultivo em Ambiente Protegido; interessados devem procurar o IDR Paraná do município, ou se informar no telefone (44) 3275-1644.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar/Emater.








Postar um comentário

0 Comentários