Últimas Notícias

img4

2º Dia de Campo Projeto Mandioca Renda em Janiópolis

 

A cadeia produtiva da Mandioca tem grande importância econômica e social no Município de Janiópolis. Na safra 2019/2020 foram cultivados 600 ha, com envolvimento de 40 famílias, produtividade média de 18 ton/ha, adoção crescente da prática de plantio direto e uso de mecanização em quase todo processo produtivo.

O município possui uma agroindústria de derivados de mandioca com capacidade de recebimento de 60 toneladas de raiz/dia, geração de 50 empregos na terceirização da colheita, produção de polvilho doce e azedo e ocasionalmente farinha de mandioca. A comercialização da produção dos derivados é destinado atender mercados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A cadeia produtiva da mandioca movimenta anualmente em torno de R$ 13 milhões de reais.

No ano de 2012, numa parceria entre IDR-Paraná (na época Emater), prefeitura, indústria e produtores, foi iniciado o Projeto Mandioca Renda, com o objetivo de modernizar o sistema produtivo melhorar a produtividade das lavouras. Foram priorizadas as seguintes ações: introdução de novos cultivares que atendessem a demanda dos agricultores e agroindústria; plantio em conformidade com as recomendações do zoneamento agroclimático; mecanização de plantio, com aquisição de plantadeiras e outros; uso de fertilizantes no plantio e em cobertura; incremento e consolidação da prática de plantio direto; uso da mandioca na alimentação humana e animal.

Para a introdução de novas cultivares foi instalada uma Unidade de Referência na Safra 2021/2022, com 13 cultivares e clones de mandioca, na propriedade do Sr. Mauro Hideyuki, numa parceria entre IDR-PARANÁ, EMBRAPA, Municípios de Janiópolis e Farol, IAC, APTA e Farinheira Bredápolis. O objetivo. O objetivo foi o de demonstrar aos produtores as possibilidades de diversificação de cultivares, com materiais de boa produtividade e renda.

Para divulgação dos materiais avaliados, foi realizado o 2º Dia de Campo do Projeto Mandioca Renda, no dia 25 de maio, com a participação de 250 mandiocultores, técnicos e lideranças, de 19 municípios do Estado do Paraná. Foram abordados os seguintes conteúdos técnicos:

-        Avaliação Técnica de Cultivares e Clones de Mandioca “Indústria”: IPR B36, IPR Baianinha, IPR Paraguainha, IPR VN 117/07,  BRS 420, BRS Formosa, BRS 2010 55-04, BRS 2010 56-18, BRS CS 01, IAC 14, IAC 90, IAC 95, SCS 254 Sambaqui.

-        Fertilidade de Solo, Correção e Adubação para Cultura da Mandioca.

Palestraram no evento o pesquisador do IDR-Paraná, Eng. Agrônomo Dr. Mário Takahashi e os pesquisadores da Embrapa, Eng. Agrônomo Dr. Rudiney Ringenberg e Eng. Agrônomo. Dr. Marcelo Ribeiro Romano. Também palestraram o Eng. Agrônomo. MS Jorge Maurino da Silva e Técnico em Agropecuária José Claudio do Prado, ambos do IDR-Paraná.

Aproveitando o evento, foram assinadas 03 intenções de aquisição de tratores pelo Programa Trator Solidário, o que significa modernização do setor, uma vez que máquinas novas são mais eficientes, econômicas e produtivas.

Após o evento técnico, os participantes confraternizaram em almoço no Salão Comunitário da Comunidade São Domingos, cujo prato principal foi a combinação perfeita do porco no tacho com mandioca, acompanhado de arroz, salada e frango.

 

Fonte: Unidade de Extensão Rural do IDR-Paraná de Janiópolis











Postar um comentário

0 Comentários