Últimas Notícias

img4

IRETAMA: SILAGEM DE SORGO COMO ALTERNATIVA DE ALIMENTAÇÃO ANIMAL NO INVERNO

 

Produtores de leite assistidos pelo IDR-Paraná, instituto de desenvolvimento rural do Paraná IAPAR/EMATER do município de Iretama, investem no cultivo do sorgo forrageiro para silagem safrinha. Na época normal de plantio, em locais onde a pluviosidade é regular, o mais recomendado para silagem é o plantio do milho, pois é uma cultura amplamente difundida em todo o País, com técnicas culturais avançadas e bem conhecidas. Mas fatores como restrições hídricas, aumento do preço dos insumos, alto custo da silagem levaram os produtores a plantar sorgo, pois é mais tolerante a períodos secos e um investimento menor para a implantação da cultura.

A cultura de sorgo tem sido utilizada no processo de ensilagem, principalmente por sua facilidade de cultivo, altos rendimentos, tolerância à seca e capacidade de explorar grande volume de solo. Também apresenta um sistema radicular abundante e profundo e permite cultivar a rebrota. Isso é possível quando a cultura é submetida a manejo adequado e, especialmente, pela qualidade da silagem produzida, sem uso de aditivo para estimular a fermentação.

São plantas de porte alto, acima de 2,70 metros de altura, o que confere a essas cultivares um alto potencial de produção de massa verde. A produção de massa verde dos híbridos é alta, variando de 50 a 70 t/há no primeiro corte e têm boa rebrota, colhendo-se de 30 a 70% no segundo corte, dependendo da temperatura, da disponibilidade de água, da fertilidade do solo e adubação.

A maior vantagem do sorgo forrageiro tradicional é o baixo custo da silagem produzida. Em geral, os sorgos forrageiros de porte alto comercializados no Brasil apresentam colmos suculentos, com alto teor de açúcares, pois são derivados de materiais genéticos chamados de sorgo sacarino. Ao utilizar tais cultivares, o produtor deve atentar para o fato de ao fazer a colheita as plantas apresentarem-se com 30% de matéria seca, aproximadamente, para evitar a perda de nutrientes por lixiviação (umidade escorrendo no fundo do silo), para obter bom padrão de fermentação, e, consequentemente, obter uma silagem de boa qualidade.

Produtor Emerson Rodrigues, falou: “Em uma visita que o Jorge do Idr-Paraná fez aqui na propriedade, a gente debateu e planejou cultivar o sorgo precoce agora na safrinha, para baixar os custos, pois as sementes de milho estavam muito caras, e o preço do leite pago a gente está bem baixo, e Graças a Deus teremos forragem de qualidade para ensilar”. 

Já o produtor Messias Eulampio, disse: “Tive um pouco de perda por causa da lagarta, mas os custos compensaram fazer o plantio de sorgo, e pretendo fazer o plantio também no verão”.

“Mesmo que alguns produtores tiveram ataque de lagarta e pulgão, no geral economicamente o plantio ficou mais barato, pois os preços das sementes saíram bem mais em conta, e o controle da lagarta e pulgão foram menos que geralmente se usa no milho” comentou Jorge André, extensionista do Idr-Paraná.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do IDR-PARANÁ de Iretama. 









Postar um comentário

0 Comentários