Últimas Notícias

img4

Reunião com produtores fomenta certificação orgânica

 

A crescente demanda por alimentação saudável tem sido muito discutida em vários ambientes da sociedade, isso é demonstrado com o aumento de produtores orgânicos certificados, que segundo o Ministério da Agricultura e abastecimento, 3.860 propriedades já possuem certificação orgânica no estado, representando 14,5% das propriedades certificadas no país.

Como a demanda é maior do que a oferta, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar/Emater) realizou juntamente com o Núcleo Vale do Ivaí do programa Paraná Mais Orgânico, representado pelo extensionista do IDR-Paraná Paulo Lizarelli e sua equipe, Coaprocor (Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região) e Prefeitura Municipal de Corumbataí do Sul, uma reunião com produtores do município interessados em certificar suas propriedades na produção orgânica, foi apresentado o Programa Paraná Mais Orgânico, as metodologias de trabalho do Núcleo Vale do Ivaí, sediado em Ivaiporã, e as possibilidades de certificação. Participaram da reunião o secretário da agricultura do município Francisco Fantucci, o presidente da Coaprocor o Olavo Luciano e os extensionistas do Idr-Paraná Adriano de Paula e Eliézer Tierling, de Corumbatai do Sul e Campo Mourão respectivamente.

O Programa do governo do estado Paraná Mais orgânico, atende produtores familiares sem custo para os mesmos, e a certificação se dá através do TecPar (Instituto de Tecnologia do Paraná).

Na ocasião, o Sr Olavo relatou que a procura por frutas com certificação orgânica é alta, e a Coaprocor tem tido dificuldade em atender o mercado, tanto na comercialização de frutas frescas como em polpas de frutas congeladas, carro chefe da cooperativa.

Contando com a presença de 15 produtores sócios da Coaprocor, 06 deles manifestaram interesse de imediato em certificar suas propriedades, onde produzem frutas.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do Idr-Paraná de Corumbatai do Sul.


Postar um comentário

0 Comentários