Últimas Notícias

img4

IDR PARANÁ AUXILIA COOPERATIVA NA REFORMA DO ESTATUTO SOCIAL

 

Uma organização como uma cooperativa de produtores rurais familiares formalizada possui várias responsabilidades que devem ser realizadas durante seu crescimento organizacional e estrutural.

Uma destas obrigações é ter um estatuto social que atenda às necessidades dos cooperados e que esteja de acordo com as leis vigentes. Desta forma, o IDR-Paraná tem auxiliado as cooperativas da agricultura familiar neste processo, fazendo a revisão e apontando sugestões para que este tão importante documento esteja sempre atualizado. 

As organizações rurais atendidas pelo IDR-Paraná, são geridas pelos seus próprios sócios, sem que o técnico tome qualquer decisão. O técnico tem apenas a função de orientar e passar informações que julga ser pertinente ao grupo. 

Desta forma, juntamente com a cooperativa de produtores familiares do Vale do Ivai - COOPERIVAI, em Quinta do Sol, foi realizada uma assembléia geral extraordinária para tratar da reforma do estatuto social, mudança do CNAES-Classificação nacional de atividades econômicas, que determina quais são as atividades exercidas pela cooperativa e aprovação do ingresso de novos sócios. 

A assembléia geral é órgão máximo de uma organização cooperativa, onde seus sócios são convocados com antecedência para participarem de decisões importantes e todas as decisões são tomadas em conjunto, através de votação e aprovação pela maioria. 

A COOPERIVAI participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e tem levado alimentos saudáveis a vários municípios do estado. Para o ano de 2022, o valor que será comercializado com a merenda escolar irá somar mais de R$ 1.000.000,00 além das vendas diretas em seu próprio ponto permanente de comercialização no centro da cidade. Benéficos diretos aos seus sócios que conseguem escoar suas produções, gerando renda e qualidade de vida no meio rural. 

Fonte - Eliezer Tierling - Área de Organização Rural e Mercado - Unidade de Extensão Rural do Idr-Paraná de Campo Mourão.





Postar um comentário

0 Comentários