Últimas Notícias

img4

Curso sobre manejo integrado de pragas na cultura do milho segunda safra movimenta Luiziana

 

Colocar em prática as táticas do MIP na lavoura pode representar uma economia média de 50% nos custos de produção, esse é o tema do curso de Manejo Integrado de Pragas em milho realizado com 27 produtores do município de Luiziana, grupo de UPF-unidade de produção familiar assistidos pelo Instituto de desenvolvimento rural do Paraná-Iapar/Emater.

Luiziana tem uma área expressiva de 12.130 ha milho segunda safra com rendimento médio de 4.380 kg/hectare, o que justifica a continuidade das boas práticas agrícolas, o curso é uma extensão e continuidade do curso do MIP em soja realizado no município em parceria com o Senar Paraná.

Segundo a extensionista Laura H. G. da Silva do IDR-Paraná de Luiziana, esse sistema, que considera o uso de diversos métodos de proteção existentes, ajuda o produtor a pulverizar somente quando há uma real indicação para isso, assim, além de beneficiar o bolso do agricultor, também impacta o meio ambiente, reduzindo a aplicação de produtos químicos.

 “O monitoramento é uma etapa fundamental do MIP, pois permite que o agricultor saiba o momento certo de entrar com as medidas de controle” concluiu.

Os participantes aprendem a identificar as principais pragas agrícolas da cultura do milho, além disso, descobrem quais são os métodos de controle mais indicados para diferentes situações que podem ser vistas nas lavouras.

O curso consiste em orientar o produtor a vistoriar semanalmente pelo menos 20 plantas em cinco locais diferentes em cada talhão da lavoura. Essas vistorias são feitas até 60 dias depois da emergência do milho, mas o controle se faz quanto 20% das plantas tiverem infestadas até 30 dias depois da emergência, após os 30 dias o nível de dano e insignificante.

Além da redução no custo de produção muitas são as vantagens conquistadas por meio de um MIP bem feito, dentre as principais vale citar: Evita resistência das pragas, melhorando a eficiência do controle; preserva os inimigos naturais na área, ajuda na manutenção do ambiente de produção, reduzindo as chances de contaminação ambiental.

 

Fonte - Idr-Paraná – Unidade  de Extensão Rural de Luiziana – Fone:(44)3571-1100 – e-mail – luiziana@idr.pr.gov.br




 


Postar um comentário

0 Comentários