Últimas Notícias

img4

Associativismo foi tema de reunião no Alto São João/Roncador.

 

Um grupo de 24 mulheres beneficiadas pelo Projeto Inclusão Produtiva Solidária estão iniciando a produção após receberem capacitação para utilizarem as maquinas compradas com os recursos do projeto, buscando melhorar a organização do grupo com vistas a controle, comercialização e outros, o Idr-Paraná e a prefeitura municipal realizaram uma palestra com o grupo, orientando sobre a formalização da associação estiveram presentes a extensionista local de Roncador, Marinalva de Oliveira, a responsável pelo Centro de Convivência do Alto São João, Claudete Oliveira e o extensionista Eliézer Tierling, referência regional em organização rural e mercado. 

Durante a conversa, as mulheres foram orientadas sobre a importância da formalização através do associativismo, explanando sobre as funções do presidente, secretário, tesoureiro e conselho fiscal, bem como toda documentação necessária.

Como em todo grupo, sempre há pessoas que se destacam por liderar, organizar, reunir e agregar, da mesma forma, o grupo de mulheres do Alto São João, já tem uma diretoria pré-formada, mas sem definir e conhecer suas funções corretamente.

O associativismo é um importante instrumento para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social e econômica. Não seria possível alcançar mercados consumidores de forma individual. Através de uma associação onde a comunidade tem voz ativa, novas ideias, melhores soluções e alternativas são expostas, e facilitam a vida do dia a dia, além de ter representatividade junto ao setor público. Trabalhar coletivamente é muito mais vantajoso.

Fonte - Unidade de Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar/Emater de Roncador.

 

 





Postar um comentário

0 Comentários